CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Fórum aborda problemas e soluções para melhoria do Meio Ambiente no Litoral Norte

CARAGUATATUBA: Educação ampla, disseminação de informações e mudança de atitudes foram apontadas como premissas fundamentais durante as palestras do Fórum de Educação Ambiental do Litoral Norte de São Paulo. O evento ocorreu na última terça-feira (9), no Teatro Mario Covas, em Caraguá.
O prefeito Antonio Carlos deu boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância dos quatro municípios do Litoral Norte (Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba) desenvolverem uma legislação capaz de atender a demanda regional. “O debate neste fórum faz a diferença em nossa região. Temos que realinhar atitudes e potencializar ações. O lixo, por exemplo, é um problema de todos. Gastamos muito dinheiro para transportá-lo para outros locais onde há aterro sanitário. Precisamos buscar soluções mais viáveis economicamente e que poluam menos. Assim como utilizar energias alternativas”, disse.
A secretária de Educação de Caraguá, Roseli Morilla, disse que o fórum é o ponto de partida para a elaboração do Plano de Educação Ambiental de Caraguá, que deve contemplar todas as faixas etárias.

O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Auracy Mansano Filho, afirmou que o fórum deve ser anual para sempre discutir  os problemas e as soluções do Meio Ambiente. “Temos que investir na educação dos adultos, porque nossas crianças já aprendem nas escolas o que é educação ambiental”, avaliou.
forumO professor de Ciências Biológias e doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília (UnB), Genebaldo Freire Dias, ressaltou durante suas palestras de abertura e encerramento do fórum, sobre a importância de mudar atitudes para recuperar o planeta e a qualidade de vida. “Escolhemos caminhos errados e estamos colhendo as consequências dessas escolhas. Temos que reagir, mudar de atitude e recuperar valores éticos, humanos, solidários, cidadãos”.
Assuntos – O Fórum reuniu participantes de áreas distintas (Meio Ambiente, Educação, Ciências Biológicas, Geografia) e abordou quatro temáticas - Resíduos Sólidos; Desastres Naturais; Preservação Ambiental e Urbanização; e Disponibilidade Hídrica e Abastecimento de Água.
A engenheira e sanitarista Denise Formaggia, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental no Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, falou sobre “Resíduos sólidos e sociedade de consumo – uma reflexão necessária no sistema educacional”. De acordo com Denise, a Educação Ambiental, para ser eficaz, deve seguir metodologia que engloba informação, conhecimento, interiorização, mudança e transformação.
Já o pesquisador do Instituto Geológico/Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Rogério Rodrigues Ribeiro, chamou a atenção para o aumento nas duas últimas décadas dos desastres naturais – ciclones tropicais, tempestades, tsunamis, erosões costeiras, enchentes e escorregamentos. “Precisamos trabalhar mais sobre a percepção de riscos como trincas nas paredes de casa, nas ruas etc. No Japão, as crianças são treinadas para essa percepção e, com isso, poderíamos evitar tragédias em nossas comunidades”, disse.
O engenheiro da Sabesp, José Bosco Fernandes de Castro, apresentou números sobre consumo de água. Ele disse que, para fazer uma calça jeans, por exemplo, são gastos 11 mil litros de água e um lençol 20.600 litros. Para que sejam gerados 100 watts são necessários 800 litros de água e em cinco minutos de banho são gastos 57 litros de água. “Precisamos atuar hoje para não faltar no futuro. Em nossa região, o trabalho principal é na preservação e recuperação dos mananciais”.
Aprovação – A professora de Geografia, Sibele Schimidtt, disse que o evento foi muito positivo. “Aprendemos mais sobre como podemos orientar os alunos em caso de inundação e escorregamentos, pois temos áreas de risco no município. Os estudantes serão multiplicadores em família, na comunidade”.
O aluno de Ciências Biológicas do Centro Universitário Módulo, Lucas de Souza, falou que o fórum proporcionou ideias para um futuro mestrado e abriu seus horizontes. “Estou estudando sistemas de melhorias na qualidade da água, que foi um dos temas abordados durante palestra. Foi muito útil”.
O Fórum de Educação Ambiental do Litoral Norte foi uma realização dos Governos Municipais de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba; Polícia Militar Ambiental, Diretoria Regional de Ensino; Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc); Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo de Caraguatatuba; Universidade Camilo Castelo Branco – UniCastelo; e Centro Universitário Módulo.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário