CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

São Sebastião prepara campanha de vacinação contra HPV



SÃO SEBASTIÃO: Objetivo é imunizar 80 % das meninas entre 11 e 13 anos 
A Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião está preparando para o próximo mês uma ampla campanha de vacinação contra o vírus do HPV. O objetivo é imunizar meninas de 11 a 13 anos no período de 10 de março a 10 de abril.
Estima-se que em São Sebastião o público alvo chegue a 2.050 garotas e a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar 80% desta população. A partir de 2014 a vacina contra o vírus HPV será incorporada no calendário de vacinação.
Durante o período de campanha técnicos da Vigilância Epidemiológica do Município irão percorrer todas as escolas Municipais, Estaduais e Particulares com o objetivo de imunizar as meninas que tiverem a prévia autorização dos pais.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) também terão as doses à disposição das adolescentes que deverão ir até o local acompanhados de um responsável que autorize a vacinação.
A vacinação é importante para a prevenção do câncer de colo de útero. Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação.
Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois e a terceira, cinco anos após a primeira dose.
 Neste ano, será vacinado o primeiro grupo (11 a 13 anos). Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016 às meninas de 9 anos.

Segurança
A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização.

Sobre o HPV
É um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário