CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sábado, 21 de junho de 2014

Seminário de Cultura Caiçara em Ilhabela

ILHABELA: O Seminário de Cultura Caiçara promovido pelo Espaço Cultural “Pés no Chão” tem o apoio do IPHAN, Abaçaí, Instituto Guapuruvu, e da Prefeitura de Ilhabela, por meio das secretarias da Cultura e da Educação. O evento será realizado na terça e quarta-feira (24 e 25/6), das 9h às 13h, no Teatro Municipal de São Sebastião, com uma programação de palestras de acadêmicos e especialistas em cultura caiçara, esquetes teatrais, apresentação artística de alunos do “Pés no Chão”, e no fechamento, a participação do grupo folclórico Raízes de Ilhabela. Durante o evento haverá exposição e venda de artesanato caiçara.

O propósito do seminário é divulgar junto à comunidade pedagógica de São Sebastião e Ilhabela informações e conteúdos relacionados à cultura caiçara, promovendo a difusão dos temas dentro das salas de aula. As secretarias de Educação das duas cidades são parceiras da iniciativa. 

Entre os palestrantes que participarão do Seminário, Peter Németh, pesquisador do NUPAUB-USP - falará sobre a canoa caiçara. Sua área de atuação é a pesquisa do Patrimônio Pesqueiro Tradicional Caiçara e seus aspectos materiais e imateriais, especialmente a Canoa Caiçara e a Pesca Artesanal. 
Glória Kok, escritora e doutora pela FFLCH – USP, apresentará a palestra “Uma Fazenda Inglesa no Universo Caiçara”.  Essa fazenda teve início no século XIX e passou pelas mãos de italianos, franceses e ingleses.  Hoje se chama Serramar e está dando espaço para a UTGCA da Petrobras (Gasoduto Mexilhão), ao Shopping Serramar e a outros empreendimentos.

Toninho Macedo e Adriano Leite farão exposições que terão como tema a cultura caiçara.  Toninho é pesquisador do folclore paulista e gestor da ABAÇAÍ. Adriano Leite é caiçara, artista, pesquisador e pedagogo, atuando como diretor das escolas das comunidades tradicionais.

Márcia Merlo apresentará a palestra “Religiosidade no Bonete: Entre a Tradição e a Modernidade”. Márcia é doutora em Ciências Sociais e Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

O Seminário de Cultura Caiçara faz parte do Projeto “Os Saberes do Fazer – Cultura Caiçara Viva”, que o Espaço Cultural Pés no Chão está realizando com o apoio do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O Teatro Municipal de São Sebastião fica na Av. Dr. Altino Arantes, 2. Entrada Franca. Maiores informações pelo telefone (12) 3896-6727, ou no site www.pesnochao.org.br. 

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Nenhum comentário:

Postar um comentário