CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

domingo, 11 de janeiro de 2015

Vegetação nativa em praias é o principal aliado contra erosão costeira em Caraguá

CARAGUATATUBA: Muita gente não sabe, mas a vegetação que nasce na areia da praia, próxima aos quiosques, que pode parecer mato, é um importante aliado contra erosões e intempéries do meio ambiente. A retirada dessa vegetação, sem a devida autorização ambiental, é crime ambiental conforme preconiza a Lei Federal 9605/98.
 
Em Caraguá, o escrube ou jundú, popularmente conhecido, é mais comum na região Central, entre as praias do Indaiá e Praia das Palmeiras. No Indaiá, por ser mais estreita e com uma areia pobre em matéria orgânica, a vegetação é mais escassa.
 
Nos trechos da praia do Aruan, por ter uma faixa de areia mais larga e um solo mais rico em nutrientes, a vegetação se desenvolve com mais vigor e acaba ocupando mais espaço.
 
Em dias de maré muita alta, o jundú segura a areia da praia e evita que o processo erosivo evolua. Ou seja, impede que o mar avance mais.
 
Por isso, é importante que moradores e turistas tenham conhecimento sobre essa vegetação. A remoção dessa espécie da praia depende de prévia autorização do Órgão Ambiental Estadual, mesmo que a vegetação seja exótica ou invasora como a grama e o carrapicho. Implica em processo administrativo e criminal.
 
A Legislação que protege a vegetação de praia é a Resolução CONAMA 303/2002, que define como Área de Preservação Permanente a faixa de 300 da preamar máxima, que é quando a maré está alta.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário