CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sexta-feira, 13 de março de 2015

Hoje é dia de cores, dia de ALEGRIA: 3 anos

Hoje é um dia muito especial, o blog Rede ManacÁ completa 3 anos!! Fico muito feliz com tamanho feito

Um pouco da hisria

O Blog foi criado no dia 13/03/12, com intuito principal de divulgar o máximo possível do nosso Litoral Norte mostrando que nossas cidades tem muito além do que apenas belas praias. São grandes eventos, música, teatro, estilo de vida, trabalho, acontecimentos, cultura e muitas outras coisas que fazem parte da vida de nosso povo litorâneo. Também algumas criticas são mostradas já que como em todo lugar não vivemos em um paraíso perfeito e que falta ainda muito para vivermos em um litoral totalmente seguro e que ofereça um produto de excelência a seus moradores e visitantes. 

Mas contudo o que pesa na balança, o blog tem como função principal captar o que há de melhor e o que vai acontecer de melhor para poder fazer a sua parte e deixar informado quem o visita. É um blog totalmente independente, sem fins lucrativos e políticos.


escolha do nome

Flor do Manacá
Foto: Diego Cardoso
Para se criar um blog é preciso se escolher um nome primeiro. Esse nome tem que ter a ver com seu contexto. Como seria voltado ao Litoral paulista tinha que ser um nome que remetesse a alguma coisa que tivesse em comum as quatro cidades. Como sempre trabalhei em uma Unidade de Conservação, queria que esse nome tivesse a ver com um patrimônio natural muito importante: A Mata Atlântica. 

Os nomes eram os mais variados desde espécies de plantas, árvores até espécies de animais mais nenhum chamava a atenção. Foi então que comecei a prestar atenção em uma árvore que dava flores que iam do braco, passava pelo rosa e terminava no roxo. Seu nome: Manacá. 

 manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis) é uma árvore pioneira da Mata Atlântica brasileira, da Floresta Ombrófila densa. Ocorre quase exclusivamente em matas secundárias, onde chega a ser a espécie dominante. É encontrada também em restingas em todo o litoral de São Paulo, e na floresta ombrófila de sudeste do mesmo estado. 

A escolha derivou da facilidade do nome e porque a árvore nasce geralmente quando por ação natural ou do homem a mata que chamamos de primária é retirada. O manacá é uma das primeiras a nascer e serve de "curativo" para terra e para que as outras árvores venham depois. Isso me chamou bastante a atenção pois remete a esperança e que de alguma forma a natureza se renova, assim como nós devemos sempre nos renovar.

Slogan

1º slogan do blog
O símbolo escolhido para representar a Rede ManacÁ é um círculo que representa a vida. Esse círculo está dividido em 5 partes desiguais. Essas cinco partes representam as cinco pétalas do manacá com suas cores roxo charo e roxo escuro. representa também nosso povo litorâneo que são diferentes uns dos outros. Apesar da diferença somos todos iguais e o círculo não está completo pois remete a capacidade de cada um de se renovar e com a união o tornamos completo. A frase"Valorizando nosso Litoral" remete exatamente a ideia do Blog, de valorizar o que é nosso, para que nosso povo fique sempre informado.

Slogan atual utilizado pelo Blog

Top Five: Postagens mais acessadas 
(até 13/03/15)

Shows de Caraguá 2013!!  - 985 visualizações
(23/10/13)

Programação do Aniversário de Caraguatatuba 157 anos 2014 - 792 visualizações 
(03/04/14)

VERÃO SHOW 2015 será anunciado na próxima segunda-feira em São Sebastião -562 visualizações
(05/12/14)

Tropeirismo no Vale do Paraíba e Litoral Norte - 538 visualizações 
(17/03/12)

Shows em Caraguá 2015! -  413 visualizações
(12/12/14)

Agradecimentos

Por fim,  queria agradecer as 60.382 visitas nesses 3 anos! Sei que o número não é tão grandioso se comparado com inúmeros blogs que existem por aí, mas sinceramente fico muitíssimo feliz porque é uma realização pessoal e pra mim pouco importa os números!!

 Queria apenas dizer que; o  blog continua com o intuito de levar cada vez mais informações para nossos moradores e também para os  visitantes do nosso belo litoral!

Ahhhhh!!!! Não vou me despedir sem antes cantar: 

 ♫♩♫ É big, é big
É big, é big, é big
É hora, é hora
É hora, é hora, é hora
Rá ti bum...PARABÉNS!!! ♫♩♫


E que venham muitos anos....

OBRIGADO!!
Rede ManacÁ
Valorizando nosso litoral
Por: Diego Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário