CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Alunos da rede municipal de Caraguá participam de Operação Limpeza no Rio do Ouro

Foto: Cláudia Moyses/PMC
Foto: Cláudia Moyses/PMC
CARAGUATATUBA: Os alunos do 4º e 5º anos da Escola em Tempo Integral da EMEI/EMEF Bernardo Ferreira Louzada (Rio do Ouro) participaram, nesta terça (16/09), da Operação Limpeza, no trecho que margeia o Rio Santo Antônio entre o Parque Estadual Serra do Mar e a unidade escolar.

Primeiramente, no Horto Florestal, os estudantes receberam orientações dos monitores ambientais de como recolher os objetos poluentes encontrados. Cada um recebeu luvas descartáveis, sacos de lixo e uma folha com a relação de diversos itens poluentes para serem catalogados.

Os 30 estudantes foram acompanhados pela coordenadora pedagógica, Leontina (Lila) do Prado de Almeida; pelos professores Daniela Rebola, Alisson Borges e Márcia Aires Amaral; e pelos monitores ambientais do Parque Estadual Serra do Mar, Daniel Barroso, Gabrielle Schumacher, Diego Cardoso e Cristiane Palhuca. Tiveram o apoio da unidade móvel do Grupo Auxiliar Civil Albatroz, da Defesa Civil.

Entre os materiais recolhidos pelos adolescentes estão plástico, metal, papel, isopor, espuma, entulhos, lixos variados.

O grupo formado por Lucas Oliveira, 9 anos, Alana Lopes, 10 anos, e Felipe da Silva, 10 anos, percebeu que o lixo mais recolhido por eles foi papel de bala. O trio inclusive admitiu que, às vezes, joga papel de bala no chão. Todos são moradores do Rio do Ouro e disseram que vão tomar mais cuidado para não jogar lixo no chão.

“Minha avó é gari. Ela fala o quanto o lixo jogado no lugar errado atrapalha a vida das pessoas. Gostei muito de fazer a Operação Limpeza. Acho que devemos ajudar o nosso Rio Santo Antônio e também o planeta a ficarem menos poluídos”, afirmou Lucas.

A coordenadora pedagógica disse que esta é uma maneira de conscientizar os estudantes sobre a própria comunidade e torná-los agentes multiplicadores de transformação no comportamento das pessoas que ali vivem. “O assunto meio ambiente faz parte do conteúdo curricular dos 4º e 5º anos. Essa ação fez com que os estudantes percebessem os problemas da própria comunidade. Cabe a eles modificar a realidade onde vivem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário