CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Participe da Caminhada contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

CARAGUATATUBA: O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” - 18 de maio - será lembrado com uma caminhada de conscientização no dia 17 (sábado). A saída está marcada para as 9h na sede da Secretaria de Assistência Social.
A ação é realizada pelo 3º ano consecutivo. Às 10h, os participantes seguirão sentido Avenida Miguel Varlez, no centro da cidade, com dispersão na Praça de Eventos. A secretária de Assistência Social, Rosa de Fátima Rangel França, pede para que os estabelecimentos comerciais fechem as portas durante a passagem da caminhada, em sinal de repúdio à pratica da exploração sexual de crianças e adolescentes, conforme já foi feito no ano passado.
Na próxima semana, a equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) irá visitar os comerciantes para distribuir cartazes, camisetas, cartilhas e adesivos da Campanha.
O Creas, órgão que atua no combate desse tipo de crime em Caraguá, recebe vítimas de todo o município que procuram ajuda espontaneamente ou são encaminhadas pelo Disque 100, Conselho Tutelar, Vara da Infância e Juventude, escolas, unidades de saúde e Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
O atendimento começa com a visita domiciliar para averiguar a denúncia, que em alguns casos são apenas suspeitas. Constatado o crime, imediatamente a família da vítima é inserida no projeto Serviço de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e a Exploração de Crianças e Adolescentes com o acompanhamento de assistentes sociais e psicólogos.
O projeto contempla crianças e adolescentes (até 17 anos de idade) que passaram por situações de violência (física, sexual, psicológica, moral ou verbal). Os atendimentos são individuais e em grupos, com visitas em casa, na escola ou nos locais frequentados pelas vítimas. Os profissionais fazem o acompanhamento até o problema ser sanado e após o término, os Cras monitoram as famílias. 
Serviço
Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Caminhada
Concentração: 9h – Secretaria Municipal de Assistência Social
Saída: 10h
Chegada: Praça de Eventos

Informações ou denúncias
Disque Denúncia: 100
Creas: Avenida Vereador Aristides Anízio dos Santos, 344 – Indaiá (Em frente ao Corpo de Bombeiros) - (12) 3885-1616
Secretaria de Assistência Social: Avenida Bahia, 845 – Indaiá - (12) 3897-7070/7074
Polícia Militar: 190
Conselho Tutelar: (12) 3882-1690 / 3883-8895/ 3882-2573/ 9723-6758 (Plantão)
Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário