CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Telas com o tema “Belezas do Brasil” já estão em exposição no Deppat em São Sebastião


Luciano Vieira | PMSS

SÃO SEBASTIÃO: Os resultados da arte na terceira idade já podem ser conferidos de perto no Deppat (Departamento de Patrimônio Histórico Cultural) no Centro Histórico, pois na noite de quarta-feira (15), foi inaugurada a exposição “Belezas do Brasil”, com mais de 20 obras em óleo sobre tela, pintadas pelos alunos da Faculti, também conhecida por Faculdade da Terceira Idade.
Algumas telas são compostas por paisagens locais conhecidas, como praias, casarões históricos e  igrejas locais, principalmente as do Centro Histórico da cidade. Outras, retratam as cenas do cotidiano caiçara, como a puxada de rede. Todas, reproduzidas por meio de algumas fotografias que viraram pinturas sob os cuidados e ensinos da professora da Faculti, Janete Passarelli.
Novos talentos
O evento que tem por objetivo revelar e estimular novos talentos, foi aberto com apresentação do Coral da Faculti, sob a regência da maestrina Eliana Banhez.
Visitantes e moradores, entre eles, a secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, marcaram presença ao vernissage. “Acredito que não há desenvolvimento sem cultura e dentro deste contexto, a Faculti já faz parte da história de São Sebastião”, disse a secretária.
Para a diretora do Deppat Rosangela Dias da Ressurreição, o trabalho destaca valores artísticos e históricos. “As telas despertam o olhar da alegria para o belo e o bom”, afirmou.
Faculti
Aos 16 anos de existência, a Faculti (Fraternidade e Assistência Cultural a Terceira Idade),   conta atualmente com mais de 300 alunos matriculados, aos quais oferece aulas de Artesanato, Viver Saudável, Psicologia, Atualidades, Yoga, Informática, Alfabetização, Pintura, Direito e Cidadania, Canto e Coral.
Na abertura do evento, a presidente da instituição de ensino, Maria Luiza Santana, afirmou ser o mais importante nesta ação, o fato de fazer com que os alunos se sintam parte da sociedade. “A escola tem como base esse objetivo.  Além disso, com certeza melhora também o convívio familiar”, disse. “Gosto de dizer que atendemos do analfabeto ao doutor; temos todos os tipos de estudantes aqui dentro e estamos de braços abertos para receber outros idosos de nossa cidade”, concluiu.
Para a professora Janete, que chegou a São Sebastião há 23 anos e costumava tirar fotografias das paisagens, essas capturas de imagens são usadas como inspiração para as pinturas.  “Costumo dizer que não considero minhas aulas um trabalho, pois faço com muito carinho e acho ser esta a minha contribuição para este projeto tão importante que é a Faculti”, declarou.
As aulas de Pintura são ministradas semanalmente às terças-feiras, das 10h às 17h, para 45 alunos divididos em três turmas.
Serviço: Os interessados poderão prestigiar a exposição de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e aos sábados das 16h às 20h, até o dia 15 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário