CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Caraguá promove 1ª Semana de Prevenção às Deficiências

CARAGUATATUBA: Entre os dias 26 e 28 de agosto (segunda a quarta-feira), a Praça Cândido Motta recebe a 1ª Semana de Prevenção às Deficiências. O evento, realizado pelo Governo Municipal, terá estandes com exibição de filmes educativos, medição de pressão arterial, orientações sobre a prática correta de atividades físicas e distribuição de material informativo.

Dados do último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que 23,91% da população apresentam deficiência e/ou limitações que comprometem a funcionalidade. Medidas de prevenção poderiam evitar 70% dessas deficiências.

Na Praça Cândido Motta, profissionais de diferentes áreas vão informar a população sobre o assunto sempre das 11h às 18h. A Cia Popatapataio de Teatro fará esquetes que abordam diversas situações diárias que podem acarretar acidentes e, consequentemente, lesões ou sequelas permanentes, que podem ser evitadas.

No local será exposta maquete de uma casa segura. O objetivo é mostrar que a disposição inadequada de móveis, tapetes e instalações elétricas pode gerar acidentes graves, principalmente com crianças e idosos.

Calçadas – Outra ação prevista para o evento é conscientizar proprietários, gerentes de estabelecimentos comerciais e moradores do centro da cidade sobre a Lei Municipal 2074/2013, que autoriza o poder executivo a disciplinar a construção, manutenção e conservação das calçadas de Caraguá.

A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Monteiro Malerba, disse que a abordagem será de sensibilização. "É muito mais eficaz uma pessoa cega, um cadeirante ou um idoso falar com o responsável pela calçada e mostrar o que está inadequado no local como, por exemplo, um buraco, desnivelamento, falta de rampa ou largura”, disse a secretária.

Ações Preventivas
Assistência na pré-gestação – conjunto de ações antes da gravidez (exames médicos, cuidados preventivos sexuais, alimentares e de higiene).
Assistência pré-natal - atendimento à mãe e ao feto durante a gestação.
Assistência pós-natal - amamentação, vacinação, testes do pezinho, orelhinha, coraçãozinho e olhinho)
Prevenção e segurança no trânsito - exame médico e psicotécnico periódicos, manutenção dos veículos, respeito à sinalização, garantia de vias para pedestres, ciclistas e cadeirantes, uso do cinto de segurança, capacete e viseiras.                                                                                                                                                                                                                                                           
Segurança no trabalho – manutenção e organização do ambiente de trabalho, uso de protetores de ouvido, óculos, capacete, acompanhamento médico periódico, instalações adequadas e condições saudáveis, conforme as Normas Regulamentadoras.
Acompanhamento dos serviços voltados à saúde – comparecimento às consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde; implantação de estratégias na saúde da família (ESF/PSF); oferta de assistência multidisciplinar, na área nutricional, vacinas, controle de doenças e exames.

Evitar acidentes domésticos, urbanos e ambientais – utilizar pisos antiderrapantes; consertar fios soltos ou desencapados; não deixar piscinas vazias ou cheias sem cobertura; não praticar esportes radicais sem equipamento adequado; guardar material de limpeza em lugar seguro; manusear corretamente panelas com água ou alimentos em fervura; manter a iluminação adequada em todos os cômodos da residência; evitar proximidade com postes de energia elétrica e árvores durante tempestades; uso de celular ao dirigir; mergulho na praia em locais próximos a pedras ou rasos.

A 1ª Semana de Prevenção às Deficiências de Caraguatatuba é organizada pelo Governo Municipal, por meio da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, em parceria com as secretarias da Educação, Assistência Social, Saúde, Trânsito e Urbanismo.

Também participam como parceiras do evento, a Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano (Acalento), Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Caraguatatuba (Aponec) e Associação dos Pais e Amigos dos excepcionais de Caraguatatuba (Apae), Centro de Convivência da Terceira Idade Estrela do Mar, Associação Lar São Francisco de Assis, Vila Vicentina, Instituto Pró+Vida e Centro Universitário Módulo. 

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário