CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Em agosto, Ilhabela tem agenda cultural com grandes atrações

ILHABELA: A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura, e a Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela) divulgou a programação para o mês de agosto recheada de espetáculos teatrais, festas nas comunidades tradicionais, oficina de cinema digital, shows musicais e sessões de cinema. E o melhor: todas as atividades têm entrada franca.
 
Mostra de Xilogravuras - Até o próximo dia 15 de agosto, a exposição da artista plástica Laís Helena estará aberta à visitação de segunda a quinta-feira, sempre das 9 às 18h, às sextas das 9 às 22h e, aos sábados e domingos das 14 às 22h, na Secretaria da Cultura -  Rua Dr. Carvalho, 80, na Vila.
Circo Navegador - Nos dias 3 (sábado), 4 (domingo) e 17 de agosto (domingo), sempre às 20h, no Galpão das Artes, o Circo Navegador traz asegunda temporada do espetáculo “Noticia Para Embrulhar Peixe”. A classificação é de 14 anos e o Galpão fica na Rua da Cocaia, 720, na Cocaia. O Palhaço Surubim com seu humor irreverente e muito atual traz cenas fantásticas que conseguem dar vida a objetos usando a imaginação da própria plateia. O espetáculo foi realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Programa de Ação Cultural – Proac 2012) e o patrocínio da Petrobras.
 
Festa de Bom Jesus – Neste sábado (3/8) será promovida a Festa de Bom Jesus de Iguape, na Praia da Serraria. A comunidade tradicional caiçara da Praia da Serraria realizará a festa em homenagem ao seu santo padroeiro, esperada todos os anos pelos moradores locais. Dentre os pontos altos da festa estão a missa em louvor ao padroeiro e a “Ucharia”, um almoço preparado pelas mulheres da Praia da Serraria e servido à comunidade e aos visitantes. A festa é uma das mais antigas do arquipélago e mantém viva algumas características como o levantamento do mastro, a fogueira, a reza e o baile cuja animação ficará por conta da banda Forrobolly, a partir das 20h. A Praia da Serraria fica no leste do arquipélago, onde é possível chegar apenas de barco.
 
Oficina do Ponto Mis - “Introdução à Produção Cinematográfica Digital Independente” é o tema da oficina do Ponto Mis (Museu de Imagem e do Som) deste mês, que acontece no dia 8 de agosto, com duas opções de horário: das 8h às 12h ou das 13h às 17h, na Biblioteca Municipal “Nilce Signorini”, à Av. Princesa Isabel, 1.682, no Perequê.
A oficina traça um panorama geral da criação de roteiro, pré-produção, execução e pós-produção de um projeto audiovisual. Apresentando uma linha de trabalho na qual o objetivo é adaptar para baixar custos, mas sempre gerando produtos de qualidade. Serão mostradas técnicas que podem ser aplicadas facilmente em produtos como curta metragens, publicidade, programas de TV e videoclipes. Como produto final, os participantes produzirão um curta-minuto. Raphael Martinez é quem vai ministrar a oficina. A classificação indicativa é de 12 anos. Mais informações pelo telefone (12) 3896-2555.
III Conferência de Cultura - No dia 8 de agosto (quinta-feira), a partir das 14h, será realizada a III Conferência Municipal de Cultura, no Galpão das Artes. A implementação do Sistema Nacional de Cultura será um dos eixos a serem discutidos, além de outros como “Produção Simbólica e Diversidade Cultural”, “Cidadania e Direitos Culturais” e “Cultura e Desenvolvimento”. O evento é aberto a toda a população.
Festa dos Castelhanos - A “VI Festa da Praia dos Castelhanos” será promovida no dia 10 de agosto (sábado), a partir das 20h. O evento deverá arrecadar fundos para benfeitorias na comunidade. A festa contará com barracas bebidas, doces, além de diversões e brincadeiras para as crianças e uma especial queima de fogos. A animação musical da festa ficará a cargo da banda “Forróbolly”, que apresentará seu repertório especialmente preparado para o evento.
 
Festa no Reino – A 1º Festa Agostina em comemoração ao Dia dos Pais é promovida pela Associação de Amigos do Bairro do Reino, a partir das 21h, do dia 10 de agosto (sábado), no Campo de Futebol do Reino. O show da banda “Pura Adrenalina” vai animar a festa.
 
Sessões gratuitas de filmes – O Ponto Mis traz para Ilhabela dois filmes a serem exibidos em sessões gratuitas no Centro Educacional e Cultural “Prefeito Roberto Fazzini”, na Praia Grande, nos dias 13, 14 e 15 de agosto (terça, quarta e quinta-feira), sempre a partir das 14h, e com classificação indicativa 12 anos. As sessões trazem o curta metragem brasileiro “Linha do Mar” e o longa italiano “Vermelho Como o Céu”.
Bossa Jazz no Festival do Camarão – A primeira edição do “Bossa Jazz” reunirá grandes músicos locais integrando a programação cultural do 18º Festival do Camarão. O Boteco do Camarão, na Praça das Bandeiras, na Vila, traz no dia 16 de agosto (sexta), às 21h, a Orquestra Popular de Ilhabela, abrindo o festival. Já no dia 17 (sábado) serão duas apresentações: Trio Brasil, às 21h, e Bucaneiros, às 22h. Na semana seguinte, no dia 23 de agosto (sexta-feira), o grupo Farofa Caiçara sobe ao palco. No dia 24 de agosto (sábado), às 21h, Beto Di Franco e Tarcísio Cesar mostram seu refinado repertório e, às 22h, Felipe Blues encerra a noite com muitos clássicos do rock´n roll e blues.
Paula Lima no Circuito Cultural – A cantora Paula Lima será a atração do mês de agosto no dia 18 (domingo), às 21h, no Circuito Cultural Paulista, programa cultural do Governo do Estado de São Paulo. Na Praça das Bandeiras, dentro do Festival do Camarão, ela vai apresentar seu samba marcado pela mistura com outros ritmos como funk, bossa e soul, pontuado por sua belíssima voz.

Artes Plásticas - O XXXVI Salão de Artes Plásticas “Waldemar Belisário” será aberto oficialmente às 19h30 de sexta-feira (30/8), na Secretaria da Cultura, na Vila. A abertura da mostra contará com uma apresentação especial do Coral Municipal Celina Pellizzari, seguida da esperada premiação das obras. A exposição prossegue até 30 de setembro, dentro das comemorações do aniversário de 207 anos da cidade, e conta com trabalhos em pintura, escultura, técnica mista, instalação, desenho, fotografia e gravura. A mostra prossegue até 29 de setembro, dentro das comemorações do aniversário da cidade, na Secretaria da Cultura - na Rua Dr. Carvalho, nº 80, Vila.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Nenhum comentário:

Postar um comentário