CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Emprego em Caraguatatuba tem pior momento na década, aponta Caged

CARAGUATATUBA: Caraguatatuba é a cidade da região que mais demitiu no primeiro semestre deste ano, de acordo com dados do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. De janeiro a junho o saldo negativo foi de 979 postos de trabalho, com o setor de serviços sendo o principal fator de desequilíbrio ao demitir 769 a mais do que contratou.
Analisando os últimos dez anos, a cidade está passando pelo pior momento. Outros dois anos ruins foram em 2007, quando a cidade perdeu 118 postos de trabalho e em 2012, quando foram fechadas 330 vagas no setor de serviços.
Segundo o diretor do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Anderson Mendes, dois motivos podem justificar essa situação. “A gente sabe que o litoral é mais voltado ao turismo, então a gente acredita que a sazonalidade, agora nós estamos numa baixa temporada, e o ritmo da economia brasileira. A gente está em um ritmo não tão acelerado e isso pode levar em conta essa parte de serviços”, afirmou Mendes.
Outro problema é a falta de preparo de muitos profissionais. A empresária Rose Lucena, proprietária de um salão de beleza, está há dois meses com quatro vagas abertas para cabeleireiras e manicures. Segundo ela, muitas candidatas aparecem, mas está difícil contratar. “Estou sentido uma dificuldade muito grande de pessoas especialistas na área. Até vem, mas quando a gente vai para a prática, porque além do currículo a gente faz uma triagem para ver se realmente tem condições de ser incluída na equipe, e fica difícil, realmente não dá para aprovar”, contou.
Juliana Zenerato foi uma das pessoas que teve dificuldade em integrar a equipe de profissionais. Ela tem cursos de qualificação na área, mas como não tinha prática ficou com a vaga de recepcionista no salão. “Fiz curso de cabelo, sobrancelha, depilação, em São Paulo e vim para Caraguá, fiquei um tempo sem trabalhar na área, acabei perdendo a prática. Hoje em dia eu não consigo emprego na área de cabelo devido a essa falta de prática”, disse ela, que agora aproveita a oportunidade para observar e em breve crescer na carreira.

Empregos
O Pronatec, programa de ensino técnico do governo federal, está com vagas abertas em Caraguatatuba para cursos de vendedor, cuidador de idosos, operador de computadores e armador de ferragem. As inscrições terminam na próxima quinta-feira (8) e podem ser feitas nos centros de referência de assistência social. (veja endereços abaixo)

- O CRAS Centro fica na Avenida Sergipe, 955, no bairro Indaiá. Informações no (12) 3886-2000;
- O CRAS Sul fica na Avenida: José Herculano, 6.900, no bairro Porto Novo. Informações no (12) 3885-2350;
- O CRAS Norte fica na Avenida Marginal Ipiranga, 17, no bairro Olaria. Informações no (12) 3883-6305.

Fonte: G1 Vale do Paraíba e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário