CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

domingo, 29 de julho de 2012

Esgotados os ingressos para o espetáculo da atriz Fernanda Montenegro em São Sebastião

SÃO SEBASTIÃO: Os ingressos para o espetáculo “Viver sem tempos mortos”, monólogo a ser encenado por Fernanda Montenegro Teatro Municipal de São Sebastião no próximo dia 2, já estão esgotados. A consagrada atriz brasileira subirá ao palco às 19h, para 60 minutos de apresentação. Com apoio da Prefeitura de São Sebastião, a peça é promovida pelo Circuito Cultural Paulista, do Governo de São Paulo, e seus ingressos foram trocados por um quilo de alimento não perecível na bilheteria da Casa. 

Este espetáculo tem sido apresentado em algumas regiões do Brasil, sem custo ao espectador, a partir de uma proposta da atriz de dar acesso à arte dramática nos diversos meios da sociedade. Ele já rendeu prêmios à Fernanda Montenegro, que aos 82 anos acumula diversos reconhecimentos e foi a única brasileira já indicada ao Oscar de Melhor Atriz, com Central do Brasil, de Walter Sales. A apresentação em São Sebastião abre uma nova temporada de “Viver sem tempos mortos”, pela primeira vez no interior paulista. Nesta etapa, haverá apenas uma encenação por município. Cada localidade foi previamente selecionada pela Secretaria de Estado da Cultura, levando em consideração a estrutura para receber um espetáculo como este. 

Montagem A intenção do projeto é partilhar com a plateia o esforço que precede a criação de um espetáculo, até chegar ao público. Há sempre para o trabalho teatral uma intensa busca de informação e sensibilização sobre tudo aquilo que cerca o texto ou a proposta de encenação: são leituras, imagens, discussões pensamentos, visão de uma época, referências gerais. O encontro de Fernanda Montenegro com a compilação do pensamento de Simone de Beauvoir é uma modesta aproximação junto a essa grande e inesgotável escritora, pensadora e ensaísta, que revolucionou a visão do feminino. “Fui jovem numa época emblemática. Sou de uma geração que se pronunciava e ia às ruas para pensar e sentir. Devemos refletir sobre o nosso cotidiano cada vez mais saturado de esperanças não realizadas, pela desinteligência e, infelizmente, pela brutalidade. 

Neste sentido, Viver Sem Tempos Mortos oferece também uma oportunidade para que o público jovem conheça um pouco mais sobre a paixão, a energia, a audácia e as contradições humanas de Simone de Beauvoir, uma das pensadoras mais influentes do século 20. Encontrei em Felipe Hirsch o companheiro ideal para essa viagem, numa montagem corajosamente minimalista e sensibilizada. E num espaço cênico ideal, intuído pelo talento de Daniela Thomas”, afirma Fernanda Montenegro. Na concepção da montagem, Felipe Hirsch buscou a relação da atriz com o texto: “Instintivamente, Fernanda se aproximou de Simone de Beauvoir por meio da emoção, pela interpretação exata, tornando o espetáculo intimamente ligado às palavras, às entrelinhas”. No ano de 2009 a peça teatral cumpriu temporada entre 24 de março e 26 de abril nas cidades de São Gonçalo, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Nova Friburgo e Teresópolis. Esteve entre 21 de maio e 28 de junho em São Paulo e entre 31 de julho e 29 de novembro no Rio de Janeiro capital. Fernanda Montenegro ganhou o Prêmio Shell de melhor atriz em 2009.

 Em 2011 a atriz reestreia o espetáculo nas cidades de Porto Alegre, reinauguração do Teatro Dulcina no Rio de Janeiro, Niterói, Juiz de Fora e São Paulo. No ano de 2012 inicia uma temporada muito bem sucedida nos Centros Educacionais Unificados da Prefeitura de São Paulo nos meses de maio e junho. A etapa seguinte foi levar o projeto para o interior paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário