CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Semana do Meio Ambiente acontece em diversos núcleos do Parque Estadual Serra do Mar

O Parque Estadual da Serra do Mar, protege a
maior extensão contínua de Mata Atlântica do país
Foto: Divulgação FF
MEIO AMBIENTE:  Para homenagear o Dia do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho, o Parque Estadual Serra do Mar terá uma ampla programação em seus diversos núcleos espalhados pelo litoral paulista e região do Vale do Paraíba. Palestras, gincanas, trilhas, oficinas e outras atividades fazem parte deste evento, voltado para um público diverso que abrange desde crianças, jovens estudantes e comunidades do entorno, até turistas, visitantes e a população em geral.
No Núcleo Curucutu
A Semana do Meio Ambiente acontece de 2 a 7 de junho, enfatizando a Unidade de Conservação e seu papel na preservação e conservação dos recursos naturais, por meio de palestras, vídeos, trilhas atividades e dinâmicas ao ar livre. O evento é aberto ao público em geral, mediante agendamento prévio.
Serviço
Para mais informações, ligue: (11) 5975-2000 / (13) 3422-5657, ou escreva e-mail para: pesm.curucutu@fflorestal.sp.gov.br, ou acesse: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-curucutu/ .
No Núcleo Itariru
De 1º a 3 de junho, das 8h30 às 11h e das 19h às 21h, o Núcleo Itariru, situado em Pedro de Toledo, promove junto às escolas da região, um Circuito de Palestras sobre temas ambientais, abordando temas como: Unidades de Conservação, pesquisas, sistemas agroflorestais, manejo de animais silvestres entre outros temas. As palestras são voltadas para alunos das escolas estaduais da região.
Serviço
Para mais informações, ligue: (13) 3419 2792 / (13) 3419 2631, ou escreva para: pesm.itariru@fflorestal.sp.gov.br , ou acesse: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-itariru/
No Núcleo Itutinga-Pilões
O Dia do Meio Ambiente será celebrado no dia 14 de junho, das 9 às 12h. Serão realizadas palestras, trilhas e atividades lúdico-educativas com funcionários e familiares da empresa “Viação São Bento”, que irão ao parque neste dia para vivenciar um dia em meio à mata.
Serviço
O Núcleo Itutinga-Pilões do PESM fica na Estrada Elias Zarzur, Km 8 s/nº – Cubatão -SP. Para mais informações e agendamentos, ligue (13) 3361-8250, escreva para pesm.itutingapiloes@fflorestal.sp.gov.br , ou acesse: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-itutinga-piloes/
No Núcleo Caraguatatuba
Durante a semana do dia 27 de maio a 3 de junho, acontecerão palestras, observação de aves, contos de histórias e danças sobre a natureza e a Mata Atlântica, além do II Seminário do Meio Ambiente, que acontecerá no sábado, 30 de maio. O evento é voltado para estudantes da rede municipal, estadual e universitários. As atividades acontecem das 9h às 17h.
Serviço
O PESM – Núcleo Caraguatatuba fica na Rua do Horto Florestal, 1200 – Rio do Ouro – Caraguatatuba/SP. Visitas podem ser agendadas previamente. Para mais informações entre em contato no telefone (12) 3882-5999, ou pelo email: pesm.caragua@fflorestal.sp.gov.br .
No Núcleo Picinguaba
No Núcleo Picinguaba, a comemoração estará atrelada à programação municipal do “Festival da Mata Atlântica, Florestas, Rios e Mar”, realizado anualmente, com a união de diversos parceiros ambientais.
As atividades oferecidas pelo Núcleo Picinguaba do PESM acontecem nos dias 1 e 2 de junho e são abertas ao público, mediante agendamento prévio. Serão oferecidas: a Trilha Fluvial pelo Manguezal do Rio Fazenda com barcos de alumínio à remo; a Trilha Jatobá, apartir da Fazenda da Caixa, passando pelo antigo engenho de cana que hoje funciona como casa da farinha e trechos de mata preservada,finalizando no Poço do Rio Fazenda onde o grupo pode fazer uma parada para banho.
Serviço
O PESM Picinguaba fica na Rodovia BR – 101, km 11, em Ubatuba. Para agendar o seu grupo, ligue (12) 99707-2426, escreva para pesm.picinguaba@fflorestal.sp.gov.br, ou acesse:http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-picinguaba/
No Núcleo Padre Dória
Neste, que é o mais novo núcleo do PESM, serão realizadas palestras e uma atividade de trilha sensitiva realizada durante o Festival do Cambuci e Frutas Nativas, que acontece de 5 a 7 de junho, no centro de Salesópolis. Além da participação na festividade local, de 8 a 12 de junho, a Unidade de Conservação percorrerá escolas da região, realizando palestras relacionadas ao tema meio ambiente para os alunos.
Serviço
Para mais informações, ligue: 11 4696-0981, ou escreva para pesm.padredoria@fflorestal.sp.gov.br
No Núcleo Cunha
A ação neste núcleo faz parte do Projeto Agenda Ambiental, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Cunha, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente. De 1 a 5 de junho, acontecerão atividades no parque, na comunidade do entorno e nas escolas, como: teatro de fantoches, gincanas, palestras, passeatas na Cidade, oficinas de reciclagem, conscientização sobre coleta seletiva e implantação de PEV (Posto de Entrega Voluntária de materiais recicláveis). A programação é voltada para alunos, professores, comunidade do entorno do Parque e população da cidade de Cunha.
Serviço
O Núcleo Cunha do PESM fica na Estrada Paraibuna km 20, em Cunha. Para mais informações ou agendamentos, ligue: (12) 3111-2353 / (12) 3111-1818, escreva para pesm.cunha@fflorestal.sp.gov.br , ou acesse: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-cunha/
No Núcleo São Sebastião
No dia 2 de junho, às 9h, alunos do Instituto Verdescola terão um momento especial em meio à natureza num passeio pela trilha do Ribeirão de Itu. Acompanhados por monitores ambientais, os jovens aprenderão um pouco sobre a Mata Atlântica, o PESM e as histórias do local. No dia 3, às 10h, o Núcleo inaugura sua nova Sede Administrativa e Centro de Visitantes.
Serviço
Para agendar sua visita, ligue (12) 3863-1707 / (12) 3863-1575, ou escreva para pesm.saosebastiao@fflorestal.sp.gov.br . Para mais informações, acesse: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-sao-sebastiao/
No Núcleo Bertioga
O PESM – Núcleo Bertioga, em parceria com o Parque Estadual Restinga de Bertioga (PERB) darão ênfase à preservação dos recursos hídricos durante a sua programação de Semana do Meio Ambiente. De 1° a 5 de junho, serão realizadas palestras nas escolas do entorno do parque. Nos dias 2 e 3, serão feitos passeios em bacias hidrográficas da região.
As atividades têm como objetivo conscientizar a população a respeito da importância do Parque Estadual Restinga de Bertioga e do Núcleo Bertioga do Parque Estadual Serra do Mar para a conservação das bacias hidrográficas regionais, bem como mobilizar o publico para a forma consciente de utilização da água, abordando também a importância da preservação das matas ciliares, nascentes e dos rios Guaratuba, Itaguaré e Itapanhaú.
As atividades – desenvolvidas em parceria com o Núcleo de Educação Ambiental da Prefeitura Municipal de Bertioga e SESC Bertioga – são voltadas para grupos de escolas locais, técnicos em meio ambiente, professores e gestores.
Serviço
A sede administrativa do PERB fica na Rua Gonçalo Costa, 140, Centro, Bertioga. Para mais informações, ligue: (13) 3317-2094, ou escreva para: pe.restingabertioga@fflorestal.sp.gov.br
Sobre o PESM
O Parque Estadual Serra do Mar (PESM) é uma grande Unidade de Conservação que protege integralmente a maior extensão de Serra do Mar e Mata Atlântica remanescente do país. Criado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, em 1977, e administrado pela Fundação Florestal, o PESM possui 315.390,69 hectares, abrange 23 municípios paulistas, desde o Litoral Norte até o Litoral Sul, conectando as florestas do sul do Estado do Rio de Janeiro ao Vale do Ribeira e Paraná e formando o maior corredor de biodiversidade de toda a Mata Atlântica. Este amplo corredor ecológico possibilita a preservação de espécies que necessitam de grandes territórios para sua sobrevivência, como a onça pintada.
Devido à sua enorme extensão, o PESM é gerenciado por meio de dez núcleos administrativos: Cunha, Santa Virgínia, Curucutu, Picinguaba, Caraguatatuba, São Sebastião, Bertioga, Itutinga-Pilões, Itariru e Dória. Cada núcleo possui suas características, formando um mosaico de paisagens, biodiversidade, interação social e preservação ambiental.
Entrada Gratuita
No Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, todas as Unidades de Conservação da Fundação Florestal estarão abertas ao público, sem cobrança de ingresso.
Fonte: Comunicação Fundação Florestal

Estão abertas as inscrições para o Fórum de Educação Ambiental do Litoral Norte

Forum ambiental
CARAGUATATUBA: Estão abertas as inscrições para o Fórum de Educação Ambiental do Litoral Norte, que será no dia 9 de junho, das 8h às 18h, no Teatro Mario Covas, em Caraguá. Os interessados devem acessar o site www.caraguatatuba.sp.gov.br e clicar no link do evento para se inscrever gratuitamente e conferir a programação completa.
 
O fórum é voltado aos professores coordenadores, profissionais da área ambiental e estudantes. O objetivo é fornecer subsídios para a efetivação dos trabalhos de educação ambiental formal e refletir junto à comunidade a importância da preservação e a responsabilidade da geração de resíduos sólidos e divulgar a importância de adotar práticas de sustentabilidade no cotidiano.
 
Serão quatro temas abordados nas mesas redondas: Resíduos Sólidos; Desastres Naturais; Preservação Ambiental e Urbanização; e Disponibilidade Hídrica e Abastecimento de Água. Também haverá exposição de trabalhos, pesquisas e atividades.
 
Participam do grupo de elaboração do Fórum as prefeituras de Caraguá, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba; Polícia Militar Ambiental, Diretoria Regional de Ensino; Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc); Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo de Caraguatatuba; Universidade Camilo Castelo Branco – UniCastelo; e Centro Universitário Módulo.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Mata Atlântica: A vida sempre em cartaz



Vista da Serra do Mar Paulista
Foto: Marcelo Amorim
Hoje 27 de maio é comemorado o Dia da Mata Atlântica, um dos oito biomas brasileiros, protegido pela Constituição Federal como patrimônio nacional (artigo 225, § 4º). Estendida em 91 mil quilômetros quadrados do país, ela abriga uma das mais altas taxas de diversidade biológica do mundo, com muitas espécies em extinção. 
Mas por que 27 de maio? A escolha da data, estabelecida em um decreto presidencial de 1999, remonta à colonização do Brasil pelos portugueses. 

Rios da Mata Atlântica abastecem mais de
100 milhões de brasileiros
Foto: Diego Cardoso
Foi no ano de 1560 que, sensibilizado com a extraordinária biodiversidade da Mata Atlântica, o Padre José Anchieta escreveu a famosa Carta de São Vicente, primeiro registro histórico sobre o Bioma. Na Carta, endereçada ao Padre Geral de São Vicente, o Padre Anchieta descreveu a fauna, a flora e os moradores das “florestas tropicais”, como chamou a Mata Atlântica na época. A Carta foi assinada no dia 27 de maio – daí a origem do Dia Nacional da Mata Atlântica.


Apesar da devastação que vem sofrendo desde 1500, a grandiosidade da Mata Atlântica ainda impressiona: presente em 17 dos 26 estados brasileiros, do Rio Grande do Sul ao Piauí, ela apresenta diferentes relevos e paisagens e uma das mais altas taxas de biodiversidade do mundo: cerca de 20.000 espécies de plantas angiospermas (6,7% de todas as espécies do mundo), sendo 8.000 endêmicas, e grande riqueza de vertebrados (264 espécies de mamíferos, 849 espécies de aves, 197 espécies de répteis e 340 espécies de anfíbios). E o que mais chama a atenção é que muitas dessas espécies são endêmicas, ou seja, não são encontradas em nenhum outro lugar do planeta. Destes 100.000 km, apenas 21.000 Km (equivalente a aproximadamente 2% da área original) estão protegidos em Unidades de Conservação de Proteção Integral, como o Parque estadual da Serra do Mar que abrange 23 municípios paulistas em seus mais de 300 mil hectares.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Peregrinação Caminhando com Anchieta começa em São Sebastião e termina em Ubatuba

LITORAL NORTE: O Litoral Norte recebe pela primeira vez a peregrinação Caminhando com Anchieta, que percorrerá nos dias 26, 27 e 28 de junho o trecho entre as cidades de São Sebastião e Ubatuba.
A caminhada religiosa foi criada para incentivar a devoção a São José de Anchieta, canonizado pelo Papa Francisco no ano passado.
O Jesuíta ajudou a construir a História do Brasil, percorrendo diferentes estados, e criou o Colégio de Piratininga, inaugurado em 25 de janeiro de 1554, que deu origem à cidade de São Paulo.
Anchieta catequizou índios, fundou e construiu povoados, colégios e igrejas. Lutou contra invasores franceses no Espírito Santo e fundou e dirigiu o Colégio dos Jesuítas, em Vitória.
A ideia do projeto litorâneo, que homenageia o santo, é assumir o formato de peregrinação religiosa, como a dos Passos de Anchieta, que acontece no Espírito Santo, ligando as cidades de Vitória e Anchieta. O evento reúne cerca de quatro mil pessoas todos os anos.
De acordo com padre André Luiz Ouriques, da Diocese de Caraguatatuba, coordenador do projeto, o Caminhando com Anchieta deve também marcar o início de um turismo religioso, que sempre se pretendeu para a região.
“Temos uma história de fé com a passagem de São José por nossas praias, temos a marca de Santo Antonio em Caraguatatuba e, ainda, uma história pouco conhecida que é a aparição de Nossa Senhora, no Sertão da Quina, em Ubatuba, anos antes do Milagre de Fátima”, explicou padre André.
A Prefeitura de Ubatuba, a Fundart e a Comtur, além da Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta do Estado do Espírito Santo, estão entre os colaboradores do evento.
O projeto foi oficialmente apresentado ao Litoral Norte em 2014 através da peregrinação da imagem do Santo e da inauguração do Marco da Paz em Ubatuba.
A abertura oficial do Mês de São José de Anchieta será no dia 8 de junho, na Catedral Divino Espírito Santo, em Caraguatatuba.
Outras atividades estão previstas para o mês, como a inauguração do 2º Marco da Paz, em Ilhabela, e o 2º Concurso de Música: Anchieta o Apóstolo da Paz, com a final em São Sebastião.
No encerramento da peregrinação haverá música campal com a Concert Besch coral e Orquestra Pe. André Luiz Ouriques, em Ubatuba. A missa está marcada para às 17h na Praça de Eventos da cidade.
A TV Vanguarda apresenta, nesta terça-feira (26) um especial sobre a vida e a peregrinação de São José de Anchieta no Link Vanguarda, ao meio-dia.
Trajeto
Saída, dia 26, Igreja de São Sebastião, depois da missa das 6 horas; visita a Igreja Nossa Senhora Amparo – convento de São Sebastião; parada na Capela Nossa Senhora Aparecida – Porto Novo, Caraguatatuba; e pernoite na Catedral do Divino Espírito Santo, em Caraguatatuba.
Dia 27, saída da Catedral, depois da oração das 6 horas; visita à Igreja de Santo Antonio; parada Capela de Santa Cruz, em Massaguaçu, Caraguatatuba; Pernoite, Capela Nossa Senhora das Graças, Sertão da Quina, Ubatuba; Almoço/atividades
Dia 28, saída às 7 horas da Capela Nossa Senhora das Graças, Ubatuba, parada na Capela Santa Rita, Enseada, Ubatuba; Igreja Nossa Senhora das Dores, Itaguá, Ubatuba; chegada Praia do Cruzeiro, Ubatuba.
Os candidatos à peregrinação podem se inscrever nas secretarias paroquiais da
Diocese de Caraguatatuba e pagar uma taxa de R$ 35. A caminhada será de aproximadamente 90km.

Mais informações pelo site www.diocesecaraguatatuba.com.br e HTTP://sao-jose-de-anchieta.blogspot.com.br/.
O prazo para inscrição se encerra no dia 10 de junho.
Fonte: Prefeitura de Ubatuba

Prefeitura de Ilhabela terá Semana do Meio Ambiente em junho com novas atrações

ILHABELA: A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promoverá entre os dias 7 e 14 de junho a “Semana do Meio Ambiente”. A programação inclui uma série de atividades voltadas ao segmento, como regatas, atividades nas escolas, passeio ciclístico e a novidade, uma feira ambiental.
 
A programação começa no dia 7 (domingo), às 10h, com a Regata do Meio Ambiente, no píer da Vila. No dia 8 (segunda), tem Educação Ambiental em todas as escolas da rede municipal de ensino.
 
Já no dia 9 (terça), haverá um encontro regional sobre temas ambientais, no município de Caraguatatuba. O Teatro Mário Covas recebe o Fórum de Educação Ambiental do Litoral Norte. O debate terá a participação dos secretários municipais de Meio Ambiente da região.
 
A programação continua no dia 12 de junho (sexta), com a Feira do Meio Ambiente de Ilhabela. Com tema “O Mar e a Mata”, a feira será realizada na Vila, com exposições de projetos ambientais da Prefeitura, além da participação de ONGs, Polícia Ambiental, Sabesp, Cetesb, Cebimar-USP e Projeto Tamar.
 
“Temos uma programação mais extensa nesta edição, com a participação de ONGs, Polícia Ambiental, Sabesp, Cetesb, Cebimar-USP e o Projeto Tamar. É importante destacar o objetivo da Prefeitura com o evento, que é a mobilidade urbana. Devemos sempre incentivar o uso de trajetos alternativos, como a ciclovia e, agora, o Aquabus”, destaca o secretário de Meio Ambiente, André Miragaia.
 
O prefeito Toninho Colucci ressalta a criação do “SIM” – Sistema Integrado de Mobilidade. “Em breve teremos um transporte integrado no município, com a operação do Aquabus. As pessoas poderão utilizar o transporte coletivo por ônibus e passar para as embarcações. Além disso, investimos na malha de ciclovia para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e buscamos parcerias para implantar estações de aluguel de bicicletas”.
 
A Semana do Meio Ambiente de Ilhabela termina com 6° Passeio Ciclístico do Meio Ambiente, no dia 14 (domingo). Os ciclistas percorrerão um trajeto de aproximadamente 7km, com saída da Praça Alan Kardec, na Barra Velha, a partir das 9h, e chegada na Praça Cel. Julião, na Vila.  “O Passeio Ciclístico é um dos destaques da Semana do Meio Ambiente de Ilhabela. A secretaria prepara uma estrutura adequada para evento, com uma nutrição específica para os participantes, como frutas e hidratação. Vale destacar o sorteio de 10 bicicletas ao final do passeio”, disse Ronaldo Alves de Sousa, diretor de departamento de fiscalização ambiental e um dos organizadores do 6° Passeio Ciclístico.
 
Outra importante data que integra a Semana do Meio Ambiente de Ilhabela é o Dia da Mata Atlântica, comemorado em 27 de maio. A Mata Atlântica, nome da vegetação existente na costa do Brasil, é o bioma mais rico em biodiversidade de todo planeta.
 
O Parque Estadual de Ilhabela (PEIb) foi criado em 20 de janeiro de 1977 para proteger uma área de 27.025 de Mata Atlântica. A área de reserva de Mata Atlântica corresponde a aproximadamente 85% do território total do arquipélago de Ilhabela. Mais informações sobre a Semana do Meio Ambiente de Ilhabela podem ser obtidas no portal oficial do município: www.ilhabela.sp.gov.br ou na fanpage do Facebook – Prefeitura de Ilhabela. 

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Festival da Mata Atlântica começa nesta quarta-feira em Ubatuba

UBATUBA: Organizado em parceria entre as Secretarias de Turismo e Meio Ambiente da Prefeitura de Ubatuba, o Aquário de Ubatuba e o Projeto Tamar, o Festival da Mata Atlântica, Floresta, Rios e Mar começa nesta quarta-feira (27) e estende-se até o próximo dia 7 de junho em Ubatuba.
Além de promover ações para a proteção dos recursos naturais, o evento celebra três datas ecologicamente importantes: Dia da Mata Atlântica (27/5), Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6) e o Dia Mundial dos Oceanos (8/6).
Em conjunto com o festival, acontece a II Semana do Mar. O encontro conta com diferentes atrações e muitas atividades sobre a conservação dos recursos marinhos
Programação
A programação da sexta edição do festival inclui diferentes atividades, palestras, cursos, passeios ecológicos e shows.
Em 2015, o evento terá uma arena central, instalada na orla do Itaguá, na região da praça Alberto Santos, tradicional praça da Baleia. Nela, serão realizadas as principais atividades do evento.
Ubatuba tem mais de 80% de seu território de Mata Atlântica preservada e aparece como destino nacional e internacional para turistas em busca de atividades ecológicas. O município tem também o raro encontro da Mata Atlântica com o Oceano Atlântico, diferencial ímpar para atrair visitantes e pesquisadores.
Para Hugo Gallo Neto , diretor do Aquário de Ubatuba e presidente do Instituto Argonauta, o evento é importante para discutir o meio ambiente de uma forma técnica e acessível.
O diretor ainda falou um pouco mais sobre o evento e sobre as expectativas para o futuro. “O Festival vem para celebrar o mês que se comemora o Dia do Meio Ambiente. A cada ano, ele ganha corpo e cresce. Esperamos que um dia represente para Ubatuba o que a Flip representa para Paraty”, diz Hugo.
Berenice Gomes, da coordenação do Projeto Tamar, completa a afirmação de Gallo e diz que a sexta edição do festival, acompanhada do segundo ano da Semana do Mar, chega para consolidar o objetivo comum de transformar o evento em um marco para o município.
“A idéia é valorizar e divulgar aquilo que temos de mais importante: nossa riqueza cultural e ambiental. Trabalhamos para que isso ocorra através de reflexões em busca de soluções, compartilhamento de informações e celebração, tudo com muita arte e cultura”, opina Gomes.
Clique aqui e confira a programação completa no Viva Ubatuba.
Fonte: Prefeitura de Ubatuba

Semana do Meio Ambiente contará com série de atividades em São Sebastião

SÃO SEBASTIÃO: Terá início nesta terça-feira (26), em São Sebastião, uma série de atividades voltadas à preservação ambiental tendo como pano de fundo a Semana do Meio Ambiente. Na programação, brincadeiras, palestras, reuniões, vivências monitoradas e uma aventura pelas costeiras.
A iniciativa, da Semam (Secretaria de Meio Ambiente) envolverá toda comunidade até o dia 16 de junho, em várias localidades dentro e fora do município. Na cidade algumas das ações ocorrerão no Observatório Ambiental, no Centro Histórico; na Emei Reino da Alegria, Topolândia; no Colégio Mestre, São Francisco; na EM Professor João Gabriel de Sant’ana, em Toque-toque Pequeno e até mesmo em pleno Canal de São Sebastião.
Haverá ainda participação de representantes locais em um fórum a ser realizado no Teatro Mário Covas, em Caraguatatuba.
Confira a programação completa:
Dia 26 (terça-feira)
Atividade educativa “Brincando e Aprendendo” (aberta à comunidade)
9h às 11h e das  14h às 16h | Emei  Reino da Alegria | Topolândia
Dia 27 (quarta-feira)
Atividade educativa “Brincando e Aprendendo”
9h às 11h e das 14h às 16h | Emei Reino da Alegria | Topolândia | Região central
Palestra “Arborização Urbana”, com a Bióloga Cintia Freitas, da Semam em comemoração ao “Dia Nacional da Mata Atlântica”
19h | Observatório Ambiental | Complexo Turístico da Rua da Praia | Centro Histórico
Dia 28 (quinta-feira)
Atividade educativa “Brincando e Aprendendo”
9h às 11h e das 14h às 16h | Emei Reino da Alegria | Topolândia
Reunião do Conselho Consultivo do PESM (Parque Estadual da Serra do Mar/ Núcleo São Sebastião)
14h | Observatório Ambiental | Complexo Turístico da Rua da Praia
Reunião Ordinária do Condurb
18:30h | Observatório Ambiental  | Complexo Turístico da Rua da Praia

Dia 29 (sexta-feira )
Visão Costeira com alunos do Colégio Mestre, São Francisco
8h30 | Canal de São Sebastião
Vivência monitorada “Desvendando o Ambiente Saudável”
 9h às 11h e das 14h às 16h | Observatório Ambiental | Complexo Turístico da Rua da Praia
Dia 30 (sábado)
Sarau ambiental e coquetel
20h | Observatório Ambiental  |Complexo Turístico da Rua da Praia
Dia 01 (segunda-feira)
Vivência monitorada “Desvendando o Ambiente Saudável”
9h às 11h e das 14h às 16h | Observatório Ambiental |Complexo Turístico da Rua da Praia | Centro Histórico
Dia 02 (terça-feira)
Vivência monitorada “Desvendando o Ambiente Saudável”
9h às 11h e das 14h às 16h | Observatório Ambiental | Complexo Turístico da Rua da Praia
Dia 03 (quarta-feira)
Palestra “Água e Lixo: o que a Dengue tem a ver com isso”, com a bióloga Christiane Cruz, da Semam e a agente de Endemias Cristina Telles da Sesau/IEC
10h40h e às 11h10 | Colégio Mestre | São Francisco
Dia 08 (segunda-feira)
Conversa “Água e Lixo: o que a Dengue tem a ver com isso”, com a bióloga Christiane Cruz, da Semam e as agentes de Endemias Cristina Telles, Aniele Vieira e Cleonilda Floriza da Sesau/IEC
Oficina de Reciclagem de Papel
14h | EM Professor João Gabriel de Sant’ana | Toque-toque Pequeno | Costa Sul
Dia 09 (terça-feira)
Fórum de Educação Ambiental do Litoral Norte de São Paulo (para professores, coordenadores e atuantes da área)
8h | Teatro Mário Covas | Indaiá | Caraguatatuba
Inscrições abertas pelo site:
Dia 10 (quarta-feira )
Reunião da CTEA (Câmara Técnica de Educação Ambiental )  do  CBH-LN (Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte )
9h30 |Observatório Ambiental | Complexo Turístico da Rua da Praia | Centro Histórico
Dia 11 (quinta-feira)
Palestra “Água e Lixo: o que a Dengue tem a ver com isso”, com a bióloga Christiane Cruz, da Semam e as agentes de Endemias Cristina Telles, Aniele Vieira e Cleonilda Floriza da Sesau/IEC
Vivência monitorada “Desvendando o Ambiente Saudável” (aberta à comunidade)
9h às 11h30 e das 14h às 16h30 | Observatório Ambiental | Complexo Turístico da Rua da Praia | Centro Histórico
Dia 12 (sexta-feira)
Palestra Informativa sobre o CAR (Cadastro Ambiental Rural), com o engenheiro agrônomo Maurício Rúbio, da CATI São Sebastião/Ilhabela; biólogo Sérgio Kugler, da Semam e engenheiro florestal Silas Barsoti, da CBRN/SMA, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (aberta aos proprietários/posseiros de propriedades rurais do município e comunidade em geral)
 9h30 | Observatório Ambiental | Complexo Turístico da Rua da Praia | Centro Histórico
Dia 15 (segunda-feira)
Vivência monitorada “Desvendando o Ambiente Saudável” (aberta à comunidade)
9h às 11h30 e das 14h às 16h30 | Observatório Ambiental | Complexo Turístico da Rua da Praia | Centro Histórico
Dia 16 (terça-feira)
Palestra “Brasileiro na Terra dos Pinguins: Pesquisa Científica e Vivências na Antártica”, com o professor doutor  Gabriel Souza Conzo Monteiro, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Antártico de Pesquisas Ambientais (aberta à comunidade)
19h | Observatório Ambiental | Complexo Turístico da Rua da Praia | Centro Histórico
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Plano de Mobilidade Urbana de Caraguá será apresentado em Audiência pública nesta quarta (27)

Nesta quarta (27/5/2015), o Plano de Mobilidade Urbana de Caraguatatuba será apresentado à comunidade em audiência pública, a partir das 18h, na Câmara Municipal. A proposta é incentivar e incrementar o uso da bicicleta (ciclovias), pedestres (rota acessível) e transporte coletivo.
 
O projeto adota princípios como a acessibilidade universal, o desenvolvimento sustentável, equidade no acesso e no uso do espaço, eficiência, eficácia e efetividade, gestão democrática, segurança nos deslocamentos. E tem como diretrizes a democratização do espaço viário, prioridade aos pedestres e aos modos não motorizados, prioridade para o transporte público coletivo, garantia do abastecimento e circulação de bens e serviços.
 
CARAGUATATUBA: O plano atende à Lei Federal 12.587, de 3 de janeiro de 2012, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana como instrumento da política nacional de desenvolvimento urbano, e tem por objetivo a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas.
 
O Ministério das Cidades instituiu um prazo de três anos para que o programa de cada cidade fosse concluído. Apenas 28,2% dos municípios prepararam o plano, incluindo Caraguá. Os outros 71,8% ainda não concluíram o documento base.
 
O plano de Caraguá foi elaborado por um Grupo de Trabalho/Comissão formado por técnicos das secretarias municipais da Pessoa com Deficiência e do Idoso, de Assuntos Jurídicos, de Planejamento e Tecnologia da Informação, de Trânsito e Defesa Civil, de Urbanismo, de Habitação, de Obras Públicas e de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
 
Apresentação – Na última sexta (22), o plano foi apresentado ao prefeito Antonio Carlos, ao vice-prefeito, Antonio Carlos Júnior e secretários municipais. A explanação ocorreu no salão Monteiro Lobato, na secretaria de Educação, no Indaiá.
 
O plano de Caraguá teve como embasamento principal a Lei Municipal 42/2011, que trata do Plano Diretor, no qual consta a política de transporte e mobilidade urbana integrada com a política de desenvolvimento urbano e uso do solo.
 
Grande parte das obras previstas no plano já está em andamento. As melhorias estão relacionadas ao fluxo viário dentro da cidade graças ao Contorno, a elaboração dos traçados das rotas acessíveis, da criação e aprovação da Lei Municipal de Calçadas nº 2074/13, implantação da zona azul para ordenamento e rotatividade de vagas para automóveis, reurbanização e revitalização da orla, melhorias nos sistemas viários existentes (rotatórias e anéis viários), que estarão contidos nos principais eixos de circulação, ampliação e reformas de ciclofaixas e ciclovias.
 
O prefeito Antonio Carlos afirmou que o documento é muito importante para a cidade. “O Plano prioriza o uso da bicicleta, pois estamos em um município plano, e promove uma atividade saudável e economicamente de baixo custo. O plano em sua estrutura também protagoniza a pessoa com deficiência e o idoso, ou seja, é essencial que esse segmento da sociedade tenha facilidades em seu deslocamento”.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

domingo, 24 de maio de 2015

Video #DaHora! Livre estou - Frozen

Livre estou, livre estou...

Realmente não tem como negar o sucesso estrondoso que foi o filme Frozen - Uma aventura congelante que se tornou a maior animação dos últimos tempos. Se antes as festas infantis eram dominadas por Xuxa, Trem da Alegria, Carrossel, Chiquititas entre outros, hoje essa música virou quase um hino pra criançada!! Raro uma festa que eu tenha ido atualmente e não tenha ouvido a música. Pra falar a verdade eu nunca assisti o filme mas prometo que vou assistir o mais breve possível kkk. Mas uma coisa não tem como negar ohh música chiclete!!

Então como diz a Elsa (mesmo não tendo assistido sei todos os nomes dos personagens kkk) então vai... Livre estou, livre estou, não poso mais seguraaaarr... (melhor cantar não kkk)

Workshop: Sementes, mudas e Restauração Florestal do Litoral Norte

LITORAL NORTE: Considerando a necessidade de recuperação de áreas de preservação permanente e que estejam degradadas do Estado de São Paulo, o Workshop de Produção de Sementes, Mudas e Restauração do Litoral Norte do Estado de São Paulo, traz a importância de discussão e encaminhamentos de trabalho sobre o tema em nossa região. A Mata Atlântica é reconhecida internacionalmente por sua importância ecológica, no Estado de São Paulo, e especificamente em nossa região, são encontrados um dos últimos e maiores remanescentes contínuos de Mata Atlântica de nosso país. Sendo a Serra do Mar a segunda região do estado com maior extensão continua do bioma.

O Litoral Norte Paulista é reconhecido pela sua importância na conservação da Mata Atlântica e Ecossistemas Associados, que são protegidos principalmente pelo mosaico de Unidades de Conservação (UC´s) que recobrem a região. Apesar das UC´s protegerem grande parte do território, existem muitas áreas no interior das UC´s e Áreas de Preservação Permanente nos quatro municípios, que abrangem o Litoral Norte a serem recuperadas e melhoradas na sua qualidade de conservação.
Por meio da aliança estratégica, colaboração e cooperação técnica entre o Instituto Supereco, DERSA, Ombrófila Consultoria Ambiental e Rede de Sementes LN, pela primeira vez na região neste contexto mais abrangente, iremos proporcionar a oportunidade de dialogar com grupos de interesse distintos (produtores, estudantes, agricultores, extensionistas, técnicos da área).

O presente Workshop tem como principal objetivo apresentar de forma sucinta informações relevantes à produção de sementes e mudas florestais, visando a restauração florestal e implantação de Sistemas Agroflorestais (SAF´s), discutindo e analisando com protagonistas locais oportunidades do mercado local e o fortalecimento das ações da Rede de Sementes.

O Workshop será realizado no dia 29 de maio de 2015, estão abertas as inscrições para participação com número máximo de 30 vagas, considerando o público alvo descrito. O evento será realizado no Centro de Visitantes do Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Caraguatatuba, das 9h às 17h. 


As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 28/05 ou conforme atingirem o limite de vagas, serão realizadas por meio do formulário online (preferencialmente) disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/1PxTVu8O-RxlD1wyZHCSPmoitQdfzeCCphkoqO9Q61B8/edit?usp=sharing , através do telefone/ whatsapp: (12) 991143134 ou através do  e-mail ombrofilaconsultoria@gmail.com . Será disponibilizado coffee-break, almoço e certificado aos participantes.


CRONOGRAMA

9:00 - 10:00 A importância da coleta de sementes e produção de mudas de essências florestais nativas visando a restauração florestal. Palestrante: Bióloga MSc. Karina Cavalheiro Barbosa (Dersa)

10:00 – 10:45 Qualidade de solo e desenho de sistemas agroflorestais. Palestrante: Eng. Florestal MSc. Juliano Hojah da Silva (Instituto Supereco)

INTERVALO – Coffee - break

11:00 - 11:45 A importância da fauna nos processos de restauração florestal.Palestrante: Biólogo Guilherme Augusto Domenichelli (Dersa)

11:45 – 12:30 – Mudas Florestais: Qualidade, padrões e comércioPalestrante: Eng. Florestal Carlos Ameixeiro (Viveiro Guapuruvu)

12:30 – 14:00 – Almoço

14:00 – 14:45 – Prática em escalada em árvores: ascensão e segurança em alturaPalestrante: Arboricultor Leonardo Velasquez

14:45 – 15:30 – Apresentação da Rede de Sementes do LNPalestrante: Eng. Florestal Renan N. R. Cardoso (OCA - Ombrófila Consultoria Ambiental)

15:30 – 16:30 – Finalização e encaminhamentos: Rede de Sementes, Restauração, 

ViveirosModerador: Eng. Florestal Silas Barsotti Barrozo (CBRN/SMA-SP)          
16:30 – 17:00 – Encerramento e Coffee-break

ENDEREÇO. Parque Estadual da Serra do Mar. Núcleo Caraguatatuba. Rua do Horto Florestal.  1200. Bairro Rio do Ouro. Caraguatatuba.

Recomendações: recomendamos pela localização do evento vestimentas apropriadas para as atividades do dia, bem como o uso de repelente contra insetos. Favor portarem as medicações que estejam acostumados em caso de alergias!



sábado, 23 de maio de 2015

Silvio Santos recusa convite milionário para estrelar comercial


ENTRETENIMENTO: Silvio Santos, um dos maiores nomes da história da televisão brasileira, seguirá fiel ao Grupo Silvio Santos e não estrelará comerciais para outras empresas mesmo que o convite renda um contrato milionário.

Segundo a coluna de Flávio Ricco, o animador não aceitou aparecer na próxima campanha publicitária de uma empresa ligada ao ramo alimentício, a mesma que gerou polêmica após participação de Roberto Carlos, que foi criticado por protagonizar uma ação sobre carnes sendo que dizia ser vegetariano.

Como sabido, além de recusar comerciais, Silvio também se nega a conceder entrevistas mesmo que seja para programas do SBT. As exceções acontecem quando profissionais de sua emissora ou da concorrência o cercam ao sair do cabeleireiro Jassa.

Fonte: RD1