CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

domingo, 24 de maio de 2015

Workshop: Sementes, mudas e Restauração Florestal do Litoral Norte

LITORAL NORTE: Considerando a necessidade de recuperação de áreas de preservação permanente e que estejam degradadas do Estado de São Paulo, o Workshop de Produção de Sementes, Mudas e Restauração do Litoral Norte do Estado de São Paulo, traz a importância de discussão e encaminhamentos de trabalho sobre o tema em nossa região. A Mata Atlântica é reconhecida internacionalmente por sua importância ecológica, no Estado de São Paulo, e especificamente em nossa região, são encontrados um dos últimos e maiores remanescentes contínuos de Mata Atlântica de nosso país. Sendo a Serra do Mar a segunda região do estado com maior extensão continua do bioma.

O Litoral Norte Paulista é reconhecido pela sua importância na conservação da Mata Atlântica e Ecossistemas Associados, que são protegidos principalmente pelo mosaico de Unidades de Conservação (UC´s) que recobrem a região. Apesar das UC´s protegerem grande parte do território, existem muitas áreas no interior das UC´s e Áreas de Preservação Permanente nos quatro municípios, que abrangem o Litoral Norte a serem recuperadas e melhoradas na sua qualidade de conservação.
Por meio da aliança estratégica, colaboração e cooperação técnica entre o Instituto Supereco, DERSA, Ombrófila Consultoria Ambiental e Rede de Sementes LN, pela primeira vez na região neste contexto mais abrangente, iremos proporcionar a oportunidade de dialogar com grupos de interesse distintos (produtores, estudantes, agricultores, extensionistas, técnicos da área).

O presente Workshop tem como principal objetivo apresentar de forma sucinta informações relevantes à produção de sementes e mudas florestais, visando a restauração florestal e implantação de Sistemas Agroflorestais (SAF´s), discutindo e analisando com protagonistas locais oportunidades do mercado local e o fortalecimento das ações da Rede de Sementes.

O Workshop será realizado no dia 29 de maio de 2015, estão abertas as inscrições para participação com número máximo de 30 vagas, considerando o público alvo descrito. O evento será realizado no Centro de Visitantes do Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Caraguatatuba, das 9h às 17h. 


As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 28/05 ou conforme atingirem o limite de vagas, serão realizadas por meio do formulário online (preferencialmente) disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/1PxTVu8O-RxlD1wyZHCSPmoitQdfzeCCphkoqO9Q61B8/edit?usp=sharing , através do telefone/ whatsapp: (12) 991143134 ou através do  e-mail ombrofilaconsultoria@gmail.com . Será disponibilizado coffee-break, almoço e certificado aos participantes.


CRONOGRAMA

9:00 - 10:00 A importância da coleta de sementes e produção de mudas de essências florestais nativas visando a restauração florestal. Palestrante: Bióloga MSc. Karina Cavalheiro Barbosa (Dersa)

10:00 – 10:45 Qualidade de solo e desenho de sistemas agroflorestais. Palestrante: Eng. Florestal MSc. Juliano Hojah da Silva (Instituto Supereco)

INTERVALO – Coffee - break

11:00 - 11:45 A importância da fauna nos processos de restauração florestal.Palestrante: Biólogo Guilherme Augusto Domenichelli (Dersa)

11:45 – 12:30 – Mudas Florestais: Qualidade, padrões e comércioPalestrante: Eng. Florestal Carlos Ameixeiro (Viveiro Guapuruvu)

12:30 – 14:00 – Almoço

14:00 – 14:45 – Prática em escalada em árvores: ascensão e segurança em alturaPalestrante: Arboricultor Leonardo Velasquez

14:45 – 15:30 – Apresentação da Rede de Sementes do LNPalestrante: Eng. Florestal Renan N. R. Cardoso (OCA - Ombrófila Consultoria Ambiental)

15:30 – 16:30 – Finalização e encaminhamentos: Rede de Sementes, Restauração, 

ViveirosModerador: Eng. Florestal Silas Barsotti Barrozo (CBRN/SMA-SP)          
16:30 – 17:00 – Encerramento e Coffee-break

ENDEREÇO. Parque Estadual da Serra do Mar. Núcleo Caraguatatuba. Rua do Horto Florestal.  1200. Bairro Rio do Ouro. Caraguatatuba.

Recomendações: recomendamos pela localização do evento vestimentas apropriadas para as atividades do dia, bem como o uso de repelente contra insetos. Favor portarem as medicações que estejam acostumados em caso de alergias!



Nenhum comentário:

Postar um comentário