CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Sábado é “Dia D” de vacinação contra a gripe em São Sebastião

SÃO SEBASTIÃO: A Sesau (Secretaria de Saúde) promoverá neste sábado (9), o Dia de Mobilização Nacional da Campanha de Vacinação contra a gripe (influenza). Com isso, sete Unidades de Saúde do Município estarão abertas para atender aos interessados em se vacinar (veja a relação abaixo).
O objetivo da campanha – que segue até o dia 22 de maio – é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo para vacinação.
A meta da Sesau é garantir a imunização de, pelo menos, 80% de cada um dos grupos prioritários para vacinação que são: idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da área de saúde, povos indígenas, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas (período 45 dias após o parto), população privada de liberdade e funcionários penitenciários.
De acordo com a chefe de divisão de Vigilância Epidemiológica, Karine Ribeiro Gonçalves Dias, durante o período da campanha outras doses também poderão ser aplicadas, principalmente nos idosos.
Segundo ela, quando houver indicação também serão aplicadas a dose dupla adulto (contra difteria e tétano) e a pneumo 23 (contra pneumococo). “É importante que as pessoas saibam que a vacina contra a influenza pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas ou medicamentos”, disse Karine, explicando, também, haver contraindicação para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. “Para os casos de pacientes que já saibam destas restrições a indicação é de que não façam o uso do medicamento”, salientou.
A vacina contra influenza é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai de final de maio até agosto.
Iniciada em 1999, a campanha é realizada anualmente entre os meses de abril e maio e desde então tem contribuído, ao longo dos anos, para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto na redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis.
A doença
A Influenza ou gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, sendo de elevado grau de transmissão e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais.
Os vírus influenza subdividem-se em três tipos A, B e C. Os vírus A e B são responsáveis por epidemias de doenças respiratórias que ocorrem em quase todos os invernos, com duração de quatro a seis semanas e frequentemente associadas com o aumento das taxas de hospitalização e morte. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. A dose da vacina, via injeção, protege contra os subtipos do vírus influenza H1N1, H3N2 e B.
Unidades de Saúde
UBS Enseada
Rua Maximiliano dos Santos, 38 | Costa Norte
UBS Morro do Abrigo
Avenida Bernardo Cardim Neto, s/nº | Região Central
Centro de Saúde
Rua Capitão Luís Soares, 1950 | Centro
Centro de Saúde Topolândia
Rua Antonio Pereira da Silva, 280 | Região Central
ESF Boiçucanga I e II
Rua Topicanga, 22 - Boiçucanga
ESF Maresias I e II
Rua Sebastião Romão César, 750 - Maresias | Costa Sul
ESF Juquehy II
Rodovia Rio Santos, Km 178, 800 | Costa Sul
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário