CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

terça-feira, 22 de abril de 2014

São Sebastião inicia Campanha de Vacinação contra Influenza

Milton Gonçalves
SÃO SEBASTIÃO: São Sebastião inicia hoje (22) a Campanha de Vacinação contra o vírus Influenza. A vacinação será feita nas Unidades Básicas de Saúde e, de acordo com a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, a cidade deve imunizar 80% de seu público alvo, ou seja, 16.160 pessoas. A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos.
Além desta faixa etária também devem ser imunizados idosos com mais de 60 anos, mulheres em qualquer período de gestação e até 45 dias após o parto, trabalhadores de saúde, povos indígenas, e pessoas com doenças crônicas mediante prescrição ou receita médica.
Considerada um problema de saúde pública, a influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral e a cada ano esta gripe pode se apresentar de forma diferente, assim como a infecção pode afetar diretamente as pessoas.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica de São Sebastião a transmissão do vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar – a chamada transmissão direta – ou pelas mãos ou objetos contaminados – transmissão indireta – , quando entram em contato com olhos, boca, nariz.
A escolha destes grupos prioritários para a imunização segue uma recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) sendo respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que tem como principal agente os vírus da gripe. A vacina é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Após a aplicação da vacina pode ocorrer de forma rara, dor no local da injeção, na maioria das vezes, em 48 horas. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
ovo de galinha e seus derivados.
Histórico
A campanha anual, realizada desde 1999, entre os meses de abril e maio, vem contribuindo ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto na redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis.
No ano passado a vacinação teve uma cobertura de 90,63% das crianças de 6 meses até 2 anos (1740 vacinações); 124,65 % dos trabalhadores da saúde (1517 vacinações); 87,81% das gestantes (843 vacinações); 112,66% das puérperas (178 vacinações); 100,53% dos indígenas (377 vacinações) e 92,26% dos idosos (5769 vacinações). No total,  o Município atingiu 95,78% de cobertura.
Em 2014, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, lança a 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 22 de abril a 09 de maio de 2014, sendo 26 de abril, o dia de mobilização nacional.
Este ano teremos novidade: a vacinação de crianças incluirá os menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), além dos indivíduos com 60 anos ou mais de idade, os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
A meta é vacinar, pelo menos, 80% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação (trabalhadores de saúde; povos indígenas; crianças na faixa etária de seis meses a menores de 5 anos; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; população privada de liberdade e funcionários penitenciários).
Durante a campanha, todas as unidades de saúde terão a vacina à disposição. 
Quando houver indicação, também serão administradas aos idosos as vacinas: dupla adulto (contra a difteria e o tétano) e a pneumo23 (contra o pneumococo). Vale lembrar que a vacina contra a influenza pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas ou medicamentos.
No sábado, 26 de abril, o município participará do “Dia D”, uma mobilização nacional com um dia de intensificação da vacinação, que envolverá algumas unidades de saúde. Neste dia estarão abertas as seguintes unidades entre 8h e 17h: Enseada (Costa Norte), Morro do Abrigo, Centro e Topolândia (Centro), Maresias, Boiçucanga e Juquehy II (Costa Sul).
A vacina é contra-indicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Reações anafiláticas graves a doses anteriores também contra-indicam doses subsequentes.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário