CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Cães e gatos estão à disposição para adoção responsável no Centro de Zoonose de São Sebastião


SÃO SEBASTIÃO: O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) disponibiliza animais para adoção responsável e convida os interessados, que tenham condições de adotar um cão ou um gato, a visitar o local para escolher seu bichinho de estimação.
No Centro, um órgão que pertence à Secretaria de Saúde, encontram-se animais dóceis, tanto machos como fêmeas, assim como filhotes, jovens e adultos.
São cães e gatos de grande, médio e pequeno porte e em sua grande maioria sem raça definida, conhecidos como vira-latas, embora eventualmente o CCZ receba animais de raça.
Antes de decidir pela adoção de um animal, vale lembrar ser preciso verificar antecipadamente qual o tipo de animal que deseja e se possui o espaço adequado e as condições ideais para mantê-lo.
Todos os animais adotados no Centro são castrados, vacinados contra raiva e registrados antes de serem entregues aos seus futuros donos.
Posse responsável
Ter um animal de estimação é uma grande responsabilidade que pode durar anos. Antes de receber um cão ou gato em casa é essencial refletir sobre os deveres de um dono responsável.
Existem dez regras básicas que precisam ser seguidas por todos que desejam ter animais em casa
1 – Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.
2 – Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.
3 – Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida: tamanho, personalidade, peculiaridades, espaço físico.
4 – Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira-guia e conduzido por quem possa contê-lo.
5 – Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove-o e exercite-o regularmente.
6 – Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.
7 – Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.
8 – Recolha e jogue os dejetos em local apropriado.
9 – Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local. Também é recomendável uma identificação permanente (microchip).
10 – Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.
Serviço: O CCZ fica no Jaraguá, na Costa Norte da cidade, à avenida Dário Leite Carrijo, 2598. O telefone para contato é o (12) 3861-2555. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, entre 10h e 16h. 

Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário