CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Encontro de combate à violência contra o idoso será na próxima semana

CARAGUATATUBA: No próximo sábado, 15 de junho, é o Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra o Idoso (Inpea). Para marcar essa data, o Governo Municipal, por meio da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso promove no dia 18 de junho, às 9h, o “Encontro de Combate à Violência contra o Idoso”, no Centro de Referência da Melhor Idade (Cremi), Jardim Jaqueira.

O evento contará com atividades artísticas e palestra que abordarão a importância de cada cidadão na defesa da dignidade e respeito aos direitos dos mais velhos na sociedade.
De acordo com a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Monteiro Malerba, em Caraguá, a questão da violência contra o idoso é abordada por diversas instituições para identificar as principais causas além de apontar formas de prevenção e denúncia.

“Para denunciar é importante conhecer quais são os tipos de violência, pois esta pode apresentar-se de várias maneiras. Um exemplo clássico é o abandono, que vai desde deixar o idoso isolado, retirando-o do convívio e relações familiares, assim como prestar socorro necessário” disse Ivy.

Outros exemplos de violência são a negligência (recusa ou omissão de cuidados necessários, como dar medicamentos ou alimentação adequada); o abuso financeiro (exploração imprópria ou ilegal, ou o uso não consentido dos seus recursos financeiros e patrimoniais); a violência física (uso da força física contra o idoso, inclusive para fazê-lo realizar algo contrário à sua vontade); violência psicológica (agressões verbais e gestuais que provoque humilhação e/ou sofrimento mental); e por último, a violência sexual (caracterizada pela ameaça ou ato físico com o idoso).

Locais para denúncias

Disque 100 - número nacional para denúncias de violência
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) – Rua Jorge Burhian, 300, Jardim Jaqueira – Tel. 3897-9773
Ministério Público – Tel. 3882-1099
Delegacia de Polícia, Av. Maranhão, 341, Jardim Primavera
Secretaria da Saúde/Vigilância Epidemiológica, por meio de notificações compulsórias dos casos suspeitos por ocasião dos atendimentos na rede. 
Ouvidoria da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, por meio do telefone 0800 774 7055 ou do Balcão de Atendimento da Secretaria, Av. Rio de Janeiro, 860, Indaiá
Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso, pelo e-mailconselho.sepedi@caraguatatuba.sp.gov.br – Tel. 3897-7023 ou 08007747055 

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário