CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Unidades de conservação de São Paulo comemoram a Semana do Meio Ambiente

Foto: Diego Cardoso
CONSERVAÇÃO: Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, serão realizadas diversas atividades durante toda a semana primeira semana de junho em diversas unidades de conservação (UCs) administradas pela Fundação Florestal, como parques estaduais, áreas de proteção ambiental e reservas estaduais.
As comemorações servem para despertar o público sobre a importância da conservação ambiental. A programação inclui recreações infantis, palestras, trilhas monitoradas, distribuição de brindes e outras atrações.
Além de proteger o bioma paulista, as unidades de conservação do estado oferecem estrutura de lazer ao visitante, como piqueniques, quiosques, museus, lanchonetes, trilhas de diversas modalidades e entre outros.

 PESM – Núcleo Picinguaba
Situado em Ubatuba, este Núcleo está realizando diversas atividades, que incluem palestras, trilhas, exposições fotográficas e outros. A programação faz parte do Festival da Mata Atlântica, que é promovido anualmente pela Prefeitura Municipal, em parceria com diversas instituições ambientalistas. O evento acontece até 8 de junho, em atividades espalhadas por toda a cidade. Confira a programação completa no site da prefeitura: www.ubatuba.sp.gov.br
Exposição Fotográfica “Olhar mais Verde” – Acontece no Casarão do Porto (Fundart), até o dia 8 de junho. As fotos retratam a trajetória histórica da Unidade de Conservação (UC), demonstrando a sua importância na preservação da Mata Atlântica do Estado de São Paulo e com foco no Município de Ubatuba. O evento é aberto ao público e conta com a presença de representantes do PESM – Núcleo Picinguaba,prestando informações sobre a UC aos visitantes.
Exposição “Fotos Premiadas do Avistar”
O Centro de Visitantes do PESM – Núcleo Picinguaba recebe, até 9 de junho, uma exposição de fotos premiadas no Concurso Avistar Brasil. Ao todo, são dez painéis e 15 fotos, apresentando a riqueza da nossa avifauna. O objetivo é valorizar a Mata Atlântica por meio da beleza das aves, enfatizando a necessidade de proteção dos recursos naturais e preservação de seus habitats. O evento – que  é resultado de uma parceria entre o PESM – Núcleo Picinguaba e Ubatubabirds – é gratuito e aberto ao público, de segunda a domingo, das 9h às 17h.
Palestras – No dia 29, às 19h, acontece uma palestra sobre “O papel do Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Picinguaba para a Conservação da Mata Atlântica no município de Ubatuba”, no auditório da Fundart. Gratuito e aberto ao público.
No dia 06, às 19h, será realizada uma palestra voltada para profissionais, técnicos e estudantes da área de meio ambiente. O tema é “O Geoprocessamento como ferramenta para o Monitoramento, Gestão do Território e do Patrimônio Natural no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba”.
Atividades no parque – Além das palestras e exposições, o PESM – Núcleo Picinguaba estará com as portas abertas para receber os estudantes das escolas municipais: Mário Covas e Maria Alice, com diversas atividades em meio aos ecossistemas da Mata Atlântica, voltadas para estudantes.  Entre as atividades, destacam-se: dinâmicas, Trilha Sensorial, Trilha da Rendeira e Trilha Fluvial. O objetivo é educar, sensibilizar e conscientizar sobre a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica.
Serviço
O Centro de Visitantes do Núcleo Picinguaba do PESM fica na Praia da Fazenda, região Norte do Município. O endereço é Rodovia BR – 101, km 08. As trilhas necessitam de agendamento prévio, pelo email pesm.picinguaba@fflorestal.sp.gov.br , ou pelo telefone (12) 9707-2426.
Para mais informações, ligue (12) 3832-1397, ou acesse o hotsite: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-picinguaba/ .

14)  PESM – Núcleo Caraguatatuba
Durante os dias 05, 06 e 07, grupos de escolas municipais e estaduais poderão realizar, de forma gratuita, a Trilha do Jequitibá,onde serão passada as informações sobre a importância da conservação do Meio em que vivemos. A Trilha Noturna é outra opção, que traz uma perspectiva diferente sobre a vida na Mata Atlântica e os hábitos noturnos da fauna local.
Nos dias 8 e 9, a mesma programação estará disponível para o público de modo geral. O período de inscrições vai de 25 de Maio a 7 de Junho e elas podem ser feitas pelos telefones (12) 3882-3166 ou (12) 3882-5999 ou pelo e-mail nucleocaragua@hotmail.com.br. As vagas são limitadas.

Mais sobre as trilhas abertas ao público

08/06, às 20h - Trilha Noturna: A ideia do atrativo é oferecer uma nova perspectiva sobre a natureza presente na Unidade de Conservação.  São quase duas horas de trilha de nível fácil, onde os visitantes podem conhecer e acompanhar os hábitos noturnos dos animais, principalmente dos pássaros. Durante a caminhada  também serão contadas lendas locais aos visitantes.

09/06 – 09h00  e as 13h00 - Trilha do Poção: Com 3,5 km, Possui nível de dificuldade médio e no percurso, os aventureiros atravessam duas vezes pelo Ribeirão do Ouro e pela mata fechada até chegar à cachoeira da Pedra Redonda, que possui seis metros de queda e poço para banho de dois metros de profundidade
Exposição Aves da Mata Atlântica – De 2 a 16 de junho, o Centro de Visitantes do PESM – Núcleo Caraguatatuba realiza a exposição de Pinturas Naturalistas “Aves da Mata Atlântica”, da artista Priscila Fernandez. 
Serviço
O PESM – Núcleo Caraguatatuba fica na Rua do Horto Florestal , 1.200, Bairro Rio do Ouro. Para mais informações, acesse: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-caraguatatuba/ ou entre em contato pelo telefone (12)3882-5999 ou 38823166, ou pelo e-mail: pesm.caragua@fflorestal.sp.gov.br.

 PESM – Núcleo São Sebastião
Exposição fotográfica “Paisagens e Seres Vivos da Nossa Fauna e Flora” – Os moradores e turistas de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, poderão conhecer um pouco mais sobre o Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo São Sebastião e sua beleza cênica através da exposição fotográfica, “Paisagens e Seres Vivos da Nossa Fauna e Flora”. O início da exposição acontece no dia 22 de maio (Dia da Biodiversidade) e pode ser apreciada gratuitamente, até o dia 1º de junho, no Centro de Informações Turísticas de São Sebastião, localizado na Rua da Praia – Centro.
Distribuição de mudas em Boiçucanga – Como parte das comemorações relativas à Semana do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, a equipe do PESM – Núcleo São Sebastião fará uma distribuição de kits contendo mudas de árvores nativas, como pau-viola; canela sassafrás; jatobá, ipê-amarelo, ingá, capixingui e angico, além de adubo e materiais informativos sobre esta Unidade de Conservação. A atividade acontece a partir das 9h na Avenida Walkir Vergani, próximo à Praça Pôr do Sol, no Bairro Boiçucanga. Esta ação conta com o apoio da Prefeitura Municipal e do Viveiro Serra do Mar
Serviço
A visitação está aberta ao público diariamente, das 8h às 17h, somente mediante agendamento prévio. Para mais informações, ligue: (12) 3863-1707 / (12) 3863-1575 ou escreva parapesm.saosebastiao@fflorestal.sp.gov.br . Para saber mais sobre esta Unidade de Conservação acesse: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-sao-sebastiao/

16)  Parque Estadual Ilhabela (PEIb)
Palestras sobre a UC – O Parque Estadual Ilhabela realiza, em sua sede administrativa, nos dias 7, 14, 21 e 28 de junho, palestras voltadas para estudantes do ensino fundamental, da rede municipal de ensino. No evento, os alunos receberão informações sobre o Parque Estadual de Ilhabela e esclarecimento sobre o que são Unidades de Conservação (UCs), quais UCs existem no Litoral Norte do Estado de São Paulo, seus objetivos e de que forma os alunos podem atuar de forma positiva na UC. Esta atividade conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e não é aberta ao público.
Trilhas guiadas – Nos dias 8, 9, 15, 16, 22, 23 de junho, serão realizadas visitações guiadas nas trilhas trilhas do Bonete, Baepi, Cachoeira do Veloso, Pancada d´Água, Água Branca e Friagem. O evento é voltado para a comunidade local e turistas.  As vagas são limitadas.
Trilha Noturna da Água Branca -  O objetivo desta atividade é oferecer uma nova perspectiva sobre a natureza presente no parque e também observar os hábitos dos animais noturnos e a ampliação das percepções, como a audição.  Este evento acontece no dia 29 de junho, às 19h, e é voltado para comunidade local e turistas.  O ponto de encontro é a Guarita da Estrada dos Castelhanos. As vagas são limitadas.
Serviço:
Para todas as trilhas, é necessário realizar inscrições. Para informações sobre cada trilha e inscrições, escreva para o email peilhabela@fflorestal.sp.gov.br (em assunto escrever: INSCRIÇÃO TRILHA GUIADA + nome da trilha) ou pelo telefone (12) 3896-2585 (falar com Edmilson ou Roberta), munidos do número de RG. O Período de inscrições para as trilhas diurnas é até o dia 7 de junho para a Trilha Noturna, as inscrições vão até o dia 27 de junho. A sede do PEIb fica na Praça Coronel Julião de Moura Negrão, 115, bairro Vila Velha.

17) Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA)
O PEIA também está participando do Festival da Mata Atlântica de Ubatuba, promovido pela Prefeitura Municipal, em parceria com diversas instituições ambientalistas. O evento acontece de 27 de maio a 8 de junho, em atividades espalhadas por toda a cidade. Confira a programação completa no site da prefeitura:www.ubatuba.sp.gov.br .
Limpeza de Praias – No dia 5, acontece também uma atividade de limpeza nas Praias do Presídio e das Palmas, que ficam no Parque Estadual Ilha Anchieta. A atividade visa retirar dessas praias, os resíduos trazidos pelas correntes marítimas.  O evento contará com a presença de alunos da Escola Maria Alice Alves Pereira, do Bairro Marafunda, que poderão também visitar e conhecer o patrimônio histórico e natural do Parque. O evento conta com a parceria do Corpo de Bombeiros
Para este dia, o PEIA disponibilizará aos participantes, transporte até o local, com saída do Píer Saco da Ribeira às 8h e retorno ao continente às 16h. Os interessados devem se inscrever antecipadamente pelo telefone: (12) 3842-2811, falar com a Natália. Para participar, é preciso levar bebida e alimentação.
Dia dos Oceanos – E para celebrar o Dia dos Oceanos, no dia 7 de junho, o PEIA participa também de uma atividade de limpeza de praia, na Baía e Cais do Itaguá. Quem quiser contribuir com a ação, pode comparecer. A concentração acontecerá às 8h30, na Praça da Baleia, ao lado do Aquário de Ubatuba.  Os parceiros nesta ação são: , Fundação Florestal, Área de Proteção Marinha do Litoral Norte (APAMLN) Aquário de Ubatuba, Projeto Tamar, Cooperativa Educacional de Ubatuba, Associação Socioambientalista Somos Ubatuba, Instituto Argonauta e Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.
Serviço:
 Para agendar os roteiros oferecidos, o interessado deve ligar para (12) 3842-2811 e falar com Natália, das 8h às 16h ou escrever para pe.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br . Para mais informações sobre esta Unidade de Conservação visite o hotsite: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-ilha-anchieta/

Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte
Além da participação na Limpeza de Praia no dia 7 de junho, na Baía e Cais do Itaguá, no “Dia dos Oceanos”, 8 de Junho , a Área de Proteção Marinha do Litoral Norte realiza uma palestra sobre o Lixo no Mar.  O evento é aberto ao público e acontece às 15h, no Aquário de Ubatuba. O evento é aberto ao público.
Quem quiser contribuir com a ação de Limpeza de praias, é só comparecer. A concentração acontecerá às 8h30, na Praça da Baleia, ao lado do Aquário de Ubatuba. No “Dia dos Oceanos”, 08 de Junho , a Área de Proteção Marinha do Litoral Norte realiza uma palestra sobre o Lixo no Mar.  O evento é aberto ao público e acontece às 15h, no Aquário de Ubatuba.

PESM – Núcleo Santa Virgínia
10º Passeio Ciclístico e 6ª Caminhada Ecológica – Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Núcleo Santa Virgínia do Parque Estadual Serra do Mar (PESM) realiza, entre 1º e 2 de junho, respectivamente, a sua 10ª edição do Passeio Ciclístico e a 6ª Caminhada Ecológica.  As duas atividades têm início no Bairro Catuçaba e seguem até a sede do parque, com percurso de aproximadamente 20km para a caminhada e 35km para o passeio ciclístico, pela antiga Rodovia Oswaldo Cruz, passando por belos cenários de Mata Atlântica.
As inscrições já terminaram, mas os interessados podem participar, comparecendo ao local, levando lanche e água.  Para mais informações, ligue para a sede administrativa do Parque, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. O telefone é (12) 3671-9266.
O evento é uma realização da Fundação Florestal, por meio Núcleo Santa Virgínia do PESM, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Luis do Paraitinga e o apoio de diversos representantes do comércio local.
Serviço
O PESM – Núcleo Santa Virgínia é aberto à visitação de terça-feira a domingo das 8h às 17h. Sua sede está situada na Rodovia Dr. Oswaldo cruz, km 78, no alto da serra de São Luiz do Paraitinga.

PESM – Núcleo Cunha
Com o objetivo de ajudar a desenvolver a consciência ecológica dos estudantes, o Núcleo Cunha, do Parque Estadual Serra do Mar (PESM), em parceria com a Prefeitura Municipal da Estância Climática de Cunha, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente, realizará, no início de junho, a Semana do Meio Ambiente.
Incentivando a Reciclagem – A Secretaria Municipal de Meio Ambiente desenvolve um programa para coleta de lixo reciclável, com a instalação de Postos de Entregas Voluntárias de Materiais Recicláveis (PEV). Para contribuir e reforçar este programa, no dia 3 de junho, o PESM – Cunha, realizará uma apresentação de teatro de fantoches, na Creche Margarida Pacetti, onde será instalado um novo
Lugares de aprender – Nos dias, 3, 4 e 5, em paralelo à programação da Semana do Meio Ambiente, o parque receberá alunos do ensino fundamental e médio, de cidades do Vale do Paraíba, por meio do programa “Lugares de Aprender”, que acontece por meio de uma parceria entre a Fundação Florestal e Fundação para Desenvolvimento da Educação-FDE).
Trilha do Rio Paraibuna - E para conhecer um pouco da fauna e flora típicas de Mata Atlântica, os estudantes farão a Trilha do Rio Paraibuna, que possui 1.700 metros de extensão, passando por cachoeiras, árvores centenárias e diversos outros atrativos em meio à mata preservada.
Cuidados com a água – No dia 4,  funcionários e monitores da Unidade de Conservação, junto com professores e alunos da escola Benedito Aguiar Santana, realizarão uma visita ao Rio das Pedras, em sua nascente e na área em que o mesmo corta a cidade. O objetivo é fazer uma comparação desses dois trechos do Rio, puro na nascente e poluído na cidade. A partir desta visita, provocar a reflexão, demonstrar a importância das áreas protegidas e discutir sobre os cuidados com a água.
Parceria de sucesso – No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de Junho, acontecerá o Dia Ambiental na Escola E.M.E.F Prof.  Benedito Aguiar Santana. A programação contará com palestras, gincana ecológica e plantio de árvores na Avenida Daher Pedro, que fica próxima à escola. Haverá também, exposição fotográfica, que demonstrará os resultados da parceria que o parque tem com a escola há vários anos. A exposição mostrará árvores que foram plantadas ao longo do tempo e pássaros atraídos pelos comedouros implantados na escola.
Encerramento da Semana - No dia 7, o Núcleo Cunha do PESM e Prefeitura, realizam o encerramento da Semana do Meio Ambiente, na Escola E.M.E.F.Prof Benedito Aguiar Santana, às 17h, com um balanço das atividades da semana, que será apresentado aos professores, diretores e funcionários das escolas participantes.
Serviço
O PESM – Cunha está aberto à visitação todos os dias, das 8h às 17h. O endereço é: Estrada do Paraibuna, km 20, Bairro Sertão do Paraibuna / Cunha – SP. Para maiores informações ligue: (12) 3111-2353 / (12) 3111-1818, ou escreva para o e-mail: pesm.cunha@fflorestal.sp.gov.br . O Escritório urbano do parque fica na Praça São Paulo 101, Cunha, com horário das 7:30 às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Para saber mais, acesse: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-cunha/
 Fonte: Assessoria de Comunicação - Fundação Florestal

Nenhum comentário:

Postar um comentário