CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Curso de formação de guarda-vida temporário tem início na Costa Sul



SÃO SEBASTIÃO: Nesta segunda-feira (5), teve início no GB Mar de Maresias, na  Costa Sul de São Sebastião, o curso de formação dos GVT (Guarda-vida temporário), onde 18 candidatos sendo 16 homens e duas mulheres participam desta  primeira seletiva.
Com duração de três semanas, as atividades acontecem pelas manhãs, de segunda a sexta-
feira,  divididas em aulas teóricas e práticas.
O objetivo é capacitar os candidatos com ensinamentos teóricos e técnicos sobre o conhecimento marítimo para a prática de salvamentos aquáticos e primeiros-socorros, além treinar a resistência física com corridas na areia e realizar  simulações de afogamentos com o resgate das vitimas.
De acordo com o soldado e instrutor Leandro Augusto Garcia, durante as três semanas os candidatos serão avaliados de acordo com o perfil e potencial de cada um. “O curso é apenas um pré-requisito para garantir a vaga; analisamos o conjunto e atitudes pró ativa”, disse.
Segundo informou, outro fator extremamente importante para o candidato é a abordagem que deve ser feita aos banhistas. “O trabalho de prevenção, orientação e instruções sobre placas de sinalização, corrente marítima e  todos os cuidados devidos com o mar e o risco que ele representa ao banhista é o nosso principal objetivo durante a temporada”, enfatizou.
De acordo com o tenente, Krigguer, para ser contratado o candidato fará a prova final que consiste na avaliação prática dos primeiros-socorros e salvamento aquático e será realizada sempre no último dia do curso de cada fase seletiva.
Segundo informou, existe a disponibilidade de 60 vagas no total o que irá guarnecer aproximadamente de 80% a 90% das praias do município durante os cem dias de contratação dos GVTs.
A segunda seletiva acontecerá no próximos dias 22 e 23, no GBMar, situado na avenida Francisco Loup, 631, e contará com um número maior de vagas, para compensar o número de apenas 18 candidatos inscritos na primeira seletiva.

Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário