CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Campanha Fique Sabendo tem programação diferenciada para o próximo sábado


CARAGUATATUBA: Em Celebração ao Dia Mundial de Prevenção Contra a AIDS e para facilitar e estimular a população a fazer o exame de HIV, a secretaria de Saúde de Caraguá promove no dia 1º de Dezembro (sábado), o último dia da campanha “Fique Sabendo”.
Para atender a comunidade, a equipe da UAMI (Unidade de Atendimento a Moléstias Infecto-contagiosas) instalará duas ambulâncias na Praça do Caiçara, das 9h às 21h. A expectativa da secretaria de Saúde é realizar dois mil testes durante a campanha.

Além dos testes, também haverá caminhada, com saída da Avenida Arthur Costa Filho, em frente ao Instituto Dinâmico, às 10h e término na Praça do Caiçara. Após a atividade, os participantes receberão um número para concorrer a prêmios. Haverá também o sorteio de uma bicicleta.

Os profissionais responsáveis pela ação serão enfermeiros, auxiliares de enfermagem e toda a equipe multidisciplinar da UAMI. Eles farão os testes rápidos, preenchimentos dos formulários, entre outros.
No exame oferecido são coletadas amostras de sangue. O diagnóstico fica pronto de dez a vinte minutos.  Não é necessário estar em jejum, mas os interessados devem estar munidos de um documento pessoal.

Atualmente existem no município 113 pacientes em tratamento de HIV e 288 de AIDS. Somente no ano de 2012 foram detectados três casos de HIV e 22 de AIDS.
No total, os agentes da UAMI já atenderam 740 moradores. Foram 423 em campanhas fora da unidade, 145 na UAMI e 172 de maneira convencional, em exames como Sífilis e Hepatites B e C.

A campanha Fique Sabendo teve início no dia 22 de novembro. 

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário