CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Curso de Formação de Aquaviários segue até a próxima sexta-feira

Milton Fagundes | PMSS


SÃO SEBASTIÃO: Começou nesta terça-feira (20) a quarta edição do Curso de Formação de Aquaviários, ministrado pela Marinha do Brasil em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, a Colônia de Pescadores e a Repsol. Solicitada pelo Departamento de Pesca da Secretaria do Meio Ambiente, a ação é destinada aos pescadores e profissionais náuticos do município.
O objetivo é capacitar e habilitar os 30 inscritos, que participarão até sexta-feira (23) de aulas práticas e teóricas. Entre as disciplinas e atividades estão: teste de natação, noções de primeiros socorros, prevenção da poluição e sobrevivência no meio aquaviário, operações com motores a diesel, noções de estabilidade, noções de combate a incêndio, regras de manobras e sinalização náutica, noções básicas de navegação, marinharia, além de aulas práticas em embarcação.
Após os quatro dias de curso, haverá aplicação da prova teórica e divulgação dos resultados, que permitirá o acesso às habilitações denominadas POP (Pescador Profissional) e MAC (Marinheiro Auxiliar de Convés).
De acordo com o assessor da Semam Luiz Carlos dos Santos, o curso garante segurança tanto para os profissionais envolvidos, quanto para os usuários dos serviços por eles prestados. “Muitos dependem da certeira para trabalhar, alguns seriam dispensados se não a obtivessem, então essa iniciativa se torna essencial”, explicou. Evandro Figueiredo Sebastiani, assessor do Departamento de Pesca da Semam, lembrou que os acidentes aquaviários vêm diminuindo após essa regularização.
Fábio Prado Ventura Alves procurou o curso para habilitar-se. “Creio que será muito bom, pois vai ensinar os macetes da vida profissional no mar, dando uma base muito maior do que a simplesmente teórica”, declarou. Já o pescador Fábio Macri agradeceu a oportunidade e foi enfático: “A carteira é tudo”.

Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário