CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Caraguá vai implantar zona azul em ruas da região central


Cobrança por vagas de estacionamento será feita por meio de sistema digital; licitação vai definir a empresa operadora
O prefeito de Caraguatatuba, Antônio Carlos (PSDB), deverá sancionar esta semana o projeto de implantação da zona azul na cidade. 
Elaborada pelo Executivo, a proposta foi aprovada pela Câmara na terça-feira passada, por unanimidade. Dois vereadores não compareceram à votação --Wilson Gobetti (PDT) e Omar Kazon (PR).
Após a sanção do prefeito, será aberta uma licitação para a escolha de uma empresa para operar o sistema.
Com isso, a cobrança de estacionamento nas vias centrais de Caraguá deve entrar em vigor no próximo ano --provavelmente em meados de fevereiro. 
Assim, São Sebastião será a única cidade do Litoral Norte sem a cobrança.

Centro. A zona azul será implantada na região central da cidade --incluindo o trecho da avenida da Praia, entre a avenida João Fonseca e a rua Guarulhos. 
A cobrança será feita de segunda a sábado, das 8h às 18h. A taxa, que não será cobrada aos domingos, ainda não tem valor definido. Motocicletas pagarão meia.
O sistema será digital, com pontos de vendas onde o usuário digita a placa do veículo e retira um recibo. Também será possível adquirir créditos pela internet. 
Segundo o secretário de Trânsito, João Batista Amandes, só haverá cobrança na região central onde há comércio. 
“Nossa intenção é gerar rotatividade nas vagas. Hoje, muitos param o carro de manhã e só tiram à noite”, disse.

Comércio. A (ACI) Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba aprova a adoção de zona azul e não teme que ela vá afastar o turista.
“Não afasta, o custo é pequemo. A cidade é pequena e as pessoas ficam dando voltas no centro para conseguir estacionar. É uma ideia que já queríamos há mais de cinco anos”, afirmou o vice-presidente da ACI, Stênio Pierrotti. 

Polêmico. O projeto chegou a ser colocado em votação no dia 14 de agosto na Câmara, mas a sessão foi suspensa por falta de acordo.
A cidade teve zona azul em 1997, com diferença que a cobrança se estendia às praias. A medida foi suspensa após poucos meses de validade.
Caraguá tem uma frota de 46 mil veículos, que chega a dobrar na temporada. O centro tem 1.644 vagas. 


Zona azul
Aprovado na Câmara dia 30 de outubro, projeto vai à sanção do prefeito esta semana

Implantação
Deverá ocorrer apenas em meados de fevereiro de 2013. 

Local
Ruas da região central que abrigam o comércio, incluindo trecho da avenida da Praia

Horários
Cobrança será das 8h às 18h, de segunda à sábado. Não há valor definido

Cobrança nas praias de Ubatuba vai até dezembro
Ubatuba

Seis praias de Ubatuba e algumas ruas do centro continuam com a cobrança de zona azul, mesmo com o Comtur (Comissão Parlamentar de Inquérito) sob investigação da Câmara Municipal.
O Comtur é uma autarquia da prefeitura responsável pela empresa que opera a zona azul. O contrato com empresa vence em 31 dezembro e terá de ser renovado pelo prefeito eleito Maurício Moromizato (PT).
A taxa, válida por 12 horas, é cobrada nas praias Vermelha do Norte, Domingas Dias, Praia Dura, Lagoinha, Praia Grande e Maranduba.
Em fevereiro deste ano, o valor da taxa nas praias foi elevado para R$ 10 sob justificativa de garantir recursos adicionais para a Saúde.

CPI. Há um mês, a Câmara investiga a denúncia de que um casal recebia em conta bancária própria recursos da Comtur. Eles serão ouvidos hoje pelos vereadores, às 14h.
O relator da comissão, Mauro Barros (PSC) prevê encerrar até dezembro os trabalhos.
Criado em 1995, o Comtur cobra pela entrada de ônibus de turismo e vans na cidade, além do uso de estacionamentos e sanitários nas praias.

Fonte: Jornal O Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário