CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Academias ao ar livre promovem saúde e bem-estar do idoso em Caraguá

CARAGUATATUBA: Em qualquer idade, a prática de exercícios físicos é essencial para a manutenção do organismo e também para a melhoria da saúde física e mental. Ao chegar nos 60 anos, o corpo humano precisa continuar ativo para, também, evitar doenças. Frequentar um clube ou uma academia pode ser uma alternativa para combater o sedentarismo. Mas, em Caraguá existem nove academias, abertas ao público da terceira idade, para incentivar o convívio social com equipamentos de fácil utilização.

Essas academias estão localizadas nas três regiões da cidade – Sul, Central e Norte. Além de gratuitas, podem ser utilizadas durante todo o dia, com exceção dos aparelhos que ficam na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro, que funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 8h. Um profissional de Educação Física acompanha e ministra aulas nesse período.
Os usuários dispõem de equipamentos como simuladores de caminhada individual, surf duplo, rotação vertical dupla, pressão de pernas duplo, alongador, e barras para alongamento e apoio dos membros superiores.

Experiência - Jair Pancioni, 60 anos, frequenta as academias ao ar livre há três anos e se sente bem quando pratica atividade física. “Não podemos parar. Se eu não fizer exercício durante uma semana, quando retorno sinto a diferença e fico dolorido”, contou Pancioni. Além disso, ele garantiu que é bem recebido pelos outros idosos e professores, fato que o motiva a sempre participar das atividades.

Já Maria Nazaré de Jesus, 78 anos, disse que faz exercícios na academia de ginástica porque é muito prazeroso. “É maravilhoso. Sem contar que faz muito bem para saúde”, ressaltou Nazaré.

A secretaria municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso é responsável pelas Academias de Ginástica da Terceira Idade. Outras informações pelo telefone (12) 3897-7043.

Confira os locais das Academias da Terceira Idade em Caraguá:

Praça Diógenes Ribeiro de Lima (em frente do Mc Donald’s) – Centro
Praça Olaria (Novo Sistema Viário)
Cremi (Centro de Referência da Melhor Idade)
Massaguaçu (Rua Benedito Francisco de Paula)
Praia das Palmeiras (Quiosque 41)
Praça do Entreposto de Pesca – Porto Novo
Praça Av. Brasil – Sumaré
Praça Teatro Mário Covas – Indaiá
Estrela D’Alva (atrás da EMEF Antonio de Freitas Avelar

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário