CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dia Mundial sem Carro é comemorado em Caraguá


CARAGUATATUBA: No dia 22 de setembro, acontece na cidade, o Dia Mundial Sem Carro, com o tema “Pedala Caraguá”. Trata-se de um manifesto para promover alternativas sobre os problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento.

O movimento começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20 e ganha, a cada edição, mais adesões no mundo. Esse ano chega a Caraguá e faz um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis, entre os quais se destaca a bicicleta.

Vista como um excelente meio de transporte, a bike permite a prática de uma atividade física simultânea ao deslocamento. Além do baixo custo, evita engarrafamentos, poluição atmosférica, sonora, doenças respiratórias, sedentarismo e previne acidentes. Ainda proporciona interação com a natureza e melhor qualidade de vida.

Para quem pretende participar do Dia Sem Carro, é importante ficar atento a algumas dicas:

- Manter-se sempre visível e previsível
- Sinalizar sua intenção com o braço
- Não trafegar pela calçada e não colocar pedestres em risco
- À noite, use roupas claras, refletores e farol
- Evite vias de trânsito rápido e intenso
- Ande preferencialmente à direita, sempre pelas bordas da pista e nunca pela contramão
- Use sempre luvas e capacete e obedeça aos sinais de trânsito

O evento é alusivo à Semana Nacional de Trânsito que acontece de 18 a 25 de setembro. O Dia Mundial Sem Carro foi incluso no calendário oficial do município e tem o apoio do Governo Municipal, por meio da secretaria de Trânsito. 

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário