CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Diesel que vazou no Feriado em São Sebastião deve ser recolhido em dois dias

SÃO SEBASTIÃO: A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou na manhã do sábado (8) que os trabalhos para recolhimento do óleo diesel e limpeza da vegetação impregnada pelo produto continuam na praia de Maresias em São Sebastião.

Um acidente com um caminhão da Petrobras na SP-55 (Rodovia Doutor Manuel Hipólito Rego) na última quinta-feira (6) provocou o  vazamento de 15 mil litros de óleo diesel.

A carga atingiu a drenagem da rodovia, alcançando o córrego Canto do Moreira, situado no lado sul da praia de Maresias. Três caminhões de areia, totalizando 24 toneladas, foram usados para a contenção do vazamento. A areia absorveu o produto e o material foi encaminhado para empresas licenciadas pela Cetesb que fazem tratamento de resíduos perigosos.
Outra medida adotada pelos técnicos que fazem o trabalho de contenção foi a instalação de 12 barreiras ao longo do córrego. De acordo com a Cetesb, o que é feito agora é o recolhimento do material, que deve terminar em um ou dois dias. Os trabalhos começaram já na tarde da última sexta-feira (7), depois da contenção do vazamento. Somente após o retirada total do produto é que a companhia vai iniciar a avaliação dos danos causados ao meio ambiente e possível aplicação de multa à 
Moradores locais notificaram aos técnicos da Cetesb um forte odor de óleo, característico do óleo diesel. Parte do material atingiu as areias da praia e as águas do mar, mas não foi necessária a interdição da área
Petrobrás
Em nota, a Petrobras negou que o vazamento de óleo tenha provocado danos ambientais em Maresias. A empresa disse ainda que equipes trabalham, junto à outros órgãos, do local do tombamento até um ponto a cerca de 200 metros da praia. As equipes que atuam no controle do vazamento serão desmobilizadas somente após a completa recuperação da área.
Fonte: G1 - Vale do Paraíba e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário