CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Núcleo Caraguatatuba sedia o 4º Encontro 700 AVES


Programação envolve 25 cidades e vai apresentar e debater projetos sobre
Bird Watching, atividade que vem crescendo no Brasil

 
Foto: Miguel Nema Neto

O Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba recebe, entre os dias 28 e 30 de setembro, a quarta edição do encontro “700 AVES”, um dos mais representativos do segmento, que vai reunir os municípios envolvidos no projeto de um roteiro integrado de observação de aves para a região. O objetivo do evento é apresentar e discutir as ações projetos que estão sendo desenvolvidos em cada município em Bird Watching (observação de aves), atividade que vem crescendo no Brasil.

O nome do circuito – 700 AVES - vem da estimativa do grupo de observadores acerca da quantidade de espécies encontradas nos municípios que fazem parte do roteiro. Ao todo, participam da ação 25 cidades, do Litoral Norte de São Paulo, Vale do Paraíba, Sul de Minas e Litoral Sul-Fluminense.

O trabalho envolve conceitos mercadológicos, estudo das aves e estratégias de conservação, tendo o Litoral Norte de São Paulo como eixo para a orientação das atividades, considerando a experiência e as atividades já desenvolvidas na região. O encontro, que é gratuito, está sendo promovido pelo grupo 700AVES, em parceria com o PESM - Núcleo Caraguatatuba e o Sindicato de Hotéis e Restaurantes do Litoral Norte.

Turismo sem fronteiras

Surucuá-variado
Foto: Miguel Nema Neto
Carlos Zacchi, gerente do Litoral Norte da Fundação Florestal e representante do Parque Estadual da Serra do Mar no evento, afirma que a observação de aves é um produto muito importante para o desenvolvimento sustentável da região. “Atualmente, o turismo no Litoral Norte tem características de veraneio e a observação de aves é uma atividade que mantém os visitantes durante todo o ano, devido à variedade de espécies de aves que são avistadas em diferentes épocas do ano. Outra vantagem é que estamos conseguindo transformar antigos caçadores em guias de observação, ou seja, agora eles são caçadores de cliques fotográficos. A comunidade é capacitada para atuar na preservação e passa a perceber que o pássaro vivo e solto tem muito mais valor”, explica.

Para Carlos Rizzo, um dos coordenadores do projeto, o roteiro está sendo desenvolvido de acordo com os moldes internacionais. “A ideia é criar um produto turístico envolvendo todas as cidades que praticam a observação de aves na região. Desta forma, quebramos as barreiras territoriais entre as cidades, pois o turista entra em uma cidade e é estimulado conhece as outras do circuito”, comenta.

 SERVIÇO

4º Encontro 700 AVES
Local: PESM – Núcleo Caraguatatuba - Rua do Horto, 1200 - Caraguatatuba
Data: 28, 29 e 30 de setembro
Horário: Dia todo e atividades noturnas
Inscrições: (12) 3833-4541, com Carlos Rizzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário