CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Mutirão mobiliza comunidade no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias em Caraguá

CARAGUATATUBA: As praias do Porto Novo, Flexeiras, Palmeiras, Indaiá, Centro, Camaroeiro e Cocanha recebem neste sábado (15/09/2012), a partir das 9h, um mutirão em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. O Rio Juqueriquerê e a Lagoa Azul, no Capricórnio, também terão ações alusivas à data. 

A abertura oficial será às 9h na praia das Flexeiras, na região Sul. A iniciativa mobilizará cerca de 350 voluntários, entre estudantes e representantes da sociedade civil organizada, que vão recolher o lixo acumulado nas praias, rios, lagoas e mangues do município. O objetivo é conscientizar a população sobre o descarte adequado desses resíduos.
O material coletado no mutirão será catalogado e enviado para a reciclagem. 

História – O projeto foi idealizado pelo navegador australiano Ian Kiernan. Em 1987, Kiernan participou da regata solo BOC Challenge, ao redor do mundo, e deparou-se com a poluição de várias praias. A campanha de limpeza começou em 1989 no Porto de Sydney com a adesão de 40 mil pessoas. No ano seguinte ocorreu o primeiro Clean Up Australia Day que envolveu cerca de 300 mil participantes.

Em 1993, a ideia foi apresentada ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e surgiu o Clean Up the World. Anualmente, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias reúne cerca de 35 milhões de pessoas ao redor do planeta. 

Em Caraguá, as ações relacionadas à data são realizadas pelas secretarias municipais de Meio Ambiente, Serviços Públicos e Saúde, além da ONG Acaju (Associação Caiçara Juqueriquerê), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) – Centro, Maranata Ecologia e Sabesp. Mais informações podem ser obtidas na secretaria de Meio Ambiente, na Av. Frei Pacífico Wagner, 945 – Centro. O telefone é o (12) 3897-2530. O horário de atendimento ao público é das 9h às 16h30. 

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Nenhum comentário:

Postar um comentário