CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Alegria e tradição dos blocos carnavalescos estão garantidas na cidade de São Sebastião

SÃO SEBASTIÃO: Irreverência, alegria e muita batucada. Estas são as três palavras que definem os desfiles dos blocos carnavalescos tradicionais de São Sebastião. E neste Carnaval os foliões adeptos da brincadeira poderão pular atrás de diversos blocos na cidade.
Grupos de diversos estilos entrarão na avenida para garantir a diversão do público. E quem abrirá a programação na segunda-feira (11) será o “Bloco do Panela”, que fará o batuque pelas ruas do bairro São Francisco. A concentração está marcada para 12h, em frente ao Bar da Chicha e a folia prosseguirá até às 17h.
Já pela noite, quem abrirá os desfiles na Rua da Praia será o “Bloco da Camisinha”, formado pelos profissionais do Cemin e munícipes que abraçam a causa da luta contra as DSTs-Aids.
Com a intenção de realizar uma ação de prevenção e levar para avenida informação de forma divertida, o bloco irá desfilar com uma música especial, e aproveitará para distribuir seus kits. A concentração será às 20h na quadra da Marinha, na Rua da Praia, onde serão retiradas as camisetas do bloco; de lá os foliões sairão em desfile pela avenida em torno das 21h.
Tradição
Os blocos que já viraram tradição na cidade também vão desfilar na segunda-feira. Quem gosta muito da folia e de chopp pode juntar as duas coisas. Basta seguir atrás do “Bloco do Barril”.
Fundado há cinco anos, o grupo também tem sua peculiaridade. Durante o desfile, os foliões bebem muito chopp, tomam sorvete e seguem com o batuque pela avenida para comemorar o Carnaval.
O Bloco do Barril fará um esquenta da folia na sexta-feira (8) na Praça do Coreto, às 22h. Já o desfile do grupo será na segunda-feira (11) com os outros blocos, a partir das 21h.
Ainda na mesma noite, quem entrará em cena com muito ritmo será o “Bloco Guerreiros do Samba”, fundado em outubro 2010 por um grupo de amigos do bairro Itatinga que tinham em comum o amor pelo Carnaval.
Este ano, o bloco promete trazer para a avenida 500 foliões. Isso porque os abadás são gratuitos e qualquer pessoa pode desfilar. A concentração será no final da Rua da Praia, onde pode-se adquirir o abadá.   
Bloco dos Sujos
O “Bloco dos Sujos” é um dos mais antigos de São Sebastião e o mais esperado pelo público. Nele, homens vestem-se de mulheres e vice-versa. Tradicional da cidade, o bloco existe desde meados da década de 70 e, de lá pra cá, arrasta uma multidão de mais de 4 mil pessoas durante todos os anos.
Por ser muito grande,  tem um dia especial na avenida: o sábado (9) está reservado só para estes foliões garantirem muita alegria e diversão durante o Carnaval.
Este ano, a concentração será em frente à quadra poliesportiva da Vila Amélia, às 20h. O bloco desfilará na Rua da Praia às 22h e pode participar quem quiser.
Costa Sul      
Em Barra do Una, na Costa Sul, o bloco ‘”Unidos do Cavuka”, irá alegar a noites de Carnaval de sábado (9) a terça-feira (12), a partir das 22h. O bloco sairá defronte ao BUFC (Barra do Una Futebol Clube) e seguirá em direção à Praça da Igreja, onde a folia promete ser animada.
Criado em 2004 por um grupo de amigos, entre moradores do bairro e veranistas, o “Unidos do Cavuka” possui aproximadamente 350 componentes, entre eles 70 ritmistas na bateria. O bloco visa proporcionar um “Carnaval de paz”, cheio de alegria, união e confraternização. 
Já em Boiçucanga, a batucada ficará por conta do bloco “Vai Quem Quer”, que se apresentará na sexta-feira (8). A saída será às 19h30 da Praça da Alegria. De lá, seguirá em direção à avenida Walquir Vergani (palco), onde farão uma apresentação.
Para comemorar o tradicional Banho da Dorotéia, no sábado, o bloco voltará em cortejo com saída do mesmo local, só que às 14h. A festa seguirá até às 20h; haverá o concurso de fantasias adulto e infantil.
No começo dos anos 80, um grupo de amigos, amantes do Carnaval, se reuniu na casa do caiçara Arlindo de Matos, morador de Boiçucanga. Ele, sua esposa Rosária Conceição de Matos, conhecida como Loira (in memorian) e o também caiçara Gilberto Vila Nova, juntamente com outras pessoas, começaram a batucar nas panelas e objetos metálicos.
Daí surgiu a ideia de fundar um bloco da comunidade. E em 1982, o “Vai Quem Quer” entrou na avenida para desfilar devidamente organizado.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário