CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Campanha Antirrábica em Ilhabela


ILHABELA: A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, promove a Campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos de 25 de fevereiro e 22 de abril. “Não passe raiva.Vacine seu animal!”, este é o slogan da campanha que pretende atingir todos os cães e gatos da cidade com a vacinação antirrábica.

Segundo a veterinária coordenadora do “Programa de Respeito Animal”, Olga Loureiro, todos os animais com idade acima de três meses devem ser vacinados. As fêmeas que estejam no cio, prenhas ou amamentando também devem ser imunizadas.

Em 2010 e 2011, Ilhabela e diversos outros municípios não receberam as vacinas do Ministério da Saúde, pois foram disponibilizadas prioritariamente em estados que apresentaram casos de raiva em cães ou humanos por variante canina, ou seja, transmitida por cães, o que não é o caso do estado de São Paulo.

Já no ano passado, a campanha de vacinação contra a raiva em animais foi suspensa em todo o país, depois de relatadas reações graves à vacina, inicialmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. “Para contribuir com o controle dos focos de raiva, é importante que os proprietários de cães e gatos levem seus animais para serem vacinados, pois Ilhabela é uma zona propícia para a doença devido à presença de uma grande quantidade de mata. A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura, lambedura de mucosas”.

A campanha conta com postos fixos e volantes que vão atender todas as regiões do município. Mais informações pelo telefone 3895-7229 e 3896-9244 ou pelo portal www.ilhabela.sp.gov.br.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Nenhum comentário:

Postar um comentário