CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Liga Independente dos Blocos Carnavalescos de São Sebastião é oficialmente fundada



SÃO SEBASTIÃO: Para que a cultura dos blocos tradicionais seja preservada foi oficialmente fundada na sexta-feira (1) a Liga Independente dos Blocos Carnavalescos de São Sebastião. Este foi um grande passo que manterá viva uma das comemorações mais antigas do Carnaval brasileiro.   
Composta pelos blocos Unidos do Cavuka, Vai quem quer, Unidos de Paúba (os três da Costa Sul), Guerreiros do Samba, Barril, Panela (região central), Siri na Lata e Afoxé (ambos da Costa Norte), a liga tem como presidente Gilberto Pedro de Castro, o Porquinho, que também está à frente do Guerreiros do Samba. A diretoria também conta com pelo menos um integrante e cada bloco.
Segundo Castro, desde setembro de 2012 os presidentes dos blocos se reúnem com a proposta de oficializar a liga que tem por objetivos restaurar a cultura dos blocos e incentivá-los à ações que não se limitem às comemorações carnavalescas. “Nossa ideia é que cada bloco seja um agente sócio-cultural em sua comunidade, com atividades para o crescimento intelectual, cultural e social dos bairros”, informou.
E isto já acontece na cidade. A exemplo do Gerreiros do Samba – responsável pelo projeto de reestruturação familiar com as famílias de presidiários – o Unidos de Paúba tem uma escolinha de percussão para jovens e crianças, e o Afoxé, um trabalho voltado à questão da igualdade racial e valorização da cultura negra. “Este ano nós não conseguimos fazer um esquenta antes do Carnaval como acontece nas cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, mas em 2014 faremos a maior folia pelas ruas da cidade, com certeza”, disse o presidente.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário