CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Bloco “Vai Quem Quer” se prepara para animar o Carnaval em Boiçucanga



SÃO SEBASTIÃO: Animar e unir os foliões em um clima de paz. Esses são alguns objetivos do bloco carnavalesco “Vai Quem Quer” para o carnaval de Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião.
Os ensaios, principalmente para os novos integrantes, acontecem desde o mês de abril de 2012, com aulas de percussão. Tudo isso para fazer “bonito” no dia do tradicional “Banho da Dorotéia”, a ser realizado no domingo, 10, quando os homens se vestem de mulher e vice-versa.
De acordo com o coordenador da ala musical e mestre da bateria, Iraê Abate, 31, a expectativa é muito grande em relação ao desfile. “Já estamos acostumados, mas a participação de novos integrantes dá um novo fôlego até porque muitos são mulheres e crianças”, comenta Abate, que também é intérprete de marchinhas e sambas-enredo. “O grupo é muito legal, bastante diversificado e todos com muita vontade de aprender e fazer uma grande festa”, acrescenta.
Para os integrantes, a participação no bloco é fundamental pelo fato de proporcionar alegria e muita animação aos foliões. “Sou muito feliz por fazer parte do grupo até porque temos como objetivo manter a cultura do carnaval. Costumo dizer que tocar virou uma espécie de terapia, pois me faz muito bem”, diz a turismóloga Liliane Santos, 28, que mora em Barra do Una e começou a participar desde o ano passado. “Minha expectativa é que seja uma festa saudável, com muita paz e alegria”.
Apoio
O evento tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), e atrai milhares de pessoas. Em 2012, segundo o presidente Emerson Aparecido da Silva, aproximadamente sete mil foliões estiveram presentes no Banho da Dorotéia, cuja concentração ocorre, a partir das 14h, na Praça da Alegria.
Para a tradição não cair no esquecimento, a Sectur criou em 2011 o concurso de marchinhas. Este ano, a letra vencedora é do autor Jorge Monteiro e chama-se “A Dorotéia é o Vai Quem Quer” (letra abaixo). A composição será interpretada pelo bloco carnavalesco e homenageia, inclusive, um dos criadores da festa em Boiçucanga, o caiçara Arlindo de Matos.
A Secretaria de Cultura e Turismo também colocará à disposição dos foliões alguns atrativos para animar ainda mais a festa. Serão duas cobras e um boi, que necessitam de seis pessoas para cada alegoria e/ou criação, e 12 burrinhos para crianças. No dia da folia, a organização também realiza premiação das fantasias nos quesitos: originalidade, criatividade e luxo.
O bloco também se apresentará na abertura do baile carnavalesco em Boiçucanga, que começará na sexta-feira, 8, em espaço situado entre a praia e a avenida Walkir Vergani. Interessados em colaborar com doações para o bloco Vai Quem Quer devem entrar em contato com o presidente pelo número (12) 7813-3300.

Letra da Marchinha
A Dorotéia é o Vai Quem Quer
Esqueça sua nostalgia
E caia na folia
Que hoje é carnaval
Veste uma fantasia
Que chegou o dia
Que nada faz mal

REFRÃO
Pula daqui
Pula de lá
Que essa alegria vai contagiar
Arlindo teve a grande ideia
Trouxe a Dorotéia
Pra nos alegrar
Boiçucanga virou essa festa
E a hora é esta
De comemorar

REFRÃO
Pula daqui
Pula de lá
Que essa alegria vai contagiar
Mulher que sai de homem
Homem que sai de mulher
A Dorotéia
É o Vai Quem Quer
Pula daqui
Pula de lá
É a Dorotéia que vai desfilar

Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário