CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Salve a Rainha do Mar, Salve Iemanjá

Iemanjá: Rainha do Mar 
Em nosso litoral especificamente é grande o culto a esse orixá também conhecida como "Rainha do Mar". Quem nunca ofereceu uma flor ou tenha pulado as 7 ondinhas?

Iemanjá significa mãe cujos filhos são peixes, também é chamada de Janaína e Inaê. É a padroeira dos pescadores e é ela quem decide o destino de todos aqueles que entram no mar. 

Os devotos levam para o mar diversas oferendas, entre elas encontram-se flores, bijuterias, vidros de perfumes, sabonetes, espelhos e comidas. O ritual se repete em diversas praias de nosso litoral, mais especificamente na praia do Centro de Caraguá onde foi erguida uma estátua em homenagem a rainha do mar. Lá todo ano mais especificamente no mês de dezembro (dia 08) é realizada a festa de Iemanjá onde diversos fiéis do litoral e cidades do Vale vem prestar homenagem a esse orixá tão querido no Candomblé e Umbanda.
No sincretismo religioso Iemanjá corresponde
a Nossa Senhora da Conceição cuja
 festá é celebrada em 08 de dezembro

Sincretismo Religioso

Quando os escravos africanos aqui desembarcaram não podiam cultuar seus deuses sendo assim obrigados a seguirem a Igreja Católica. Para não criarem atrito com seus senhores começaram a cultuar os santos católicos como se fossem seus orixás. No sincretismo religioso, Iemanjá corresponde a Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Piedade e Nossa Senhora da Conceição cuja festa é celebrada no dia 08 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário