CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Alunos participam de encerramento do projeto SOS Rio do Ouro em Caraguá

CARAGUATATUBA: Os alunos dos 4º e 5º anos da Escola em Tempo Integral da EMEI/EMEF Bernardo Ferreira Louzada (Rio do Ouro) participaram, nesta segunda (15/12/2014), do encerramento do projeto S.O.S Rio do Ouro, que desenvolveu várias atividades durante o ano letivo.
 
Os estudantes mais uma vez plantaram mudas nativas (palmeira juçara, guapuruvu, quaresmeira e Cambuci) no trecho entre a entrada do Horto Florestal até a escola. Eles também recolheram lixo e confeccionaram placas que foram colocadas em pontos estratégicos, alertando moradores e turistas para não deixar lixo na mata e no rio.
 
Acompanharam a atividade a coordenadora pedagógica, Lila do Prado de Almeida, o professor Alisson Borges e os monitores ambientais do horto, Daniel Barroso e estagiário Eduardo. 
 
No decorrer do ano, dentro do projeto S.O.S Rio do Ouro, os 4º e 5º anos tiveram nas aulas de Ciências, atividades sobre a utilização correta da água, proteção do meio ambiente, como retirar produtos da natureza sem depredação e sobre a importância da preservação da Mata Atlântica, dos mananciais de água.
 
Também participaram de palestra no Horto Florestal, onde o monitor Daniel Barroso explicou sobre a importância das árvores e das bacias hidrográficas, além de alertar a respeito dos danos causados pelo desmatamento como o efeito estufa, pelo depósito de lixo em locais impróprios e as doenças decorrentes, como a dengue e a leptospirose. Foram debatidos, ainda, assuntos como chorume, lixão, tratamento, reciclagem do lixo, entre outros.
 
“Meio ambiente não é só a natureza. É a escola, a casa, a rua, o bairro de vocês. Hoje vocês fizeram papel de ambientalistas, aprenderam muitas coisas e podem ensinar os adultos”, disse Barroso.
 
Durante as “Operações Limpeza”, no decorrer do ano, os adolescentes recolheram plástico, metal, papel, isopor, espuma, entulhos e lixos variados.
 
O menino Lucas de Oliveira, 10 anos, disse que gostou muito do que aprendeu este ano nas atividades propostas pela escola. “Minha avó é gari. Ela fala o quanto o lixo jogado no lugar errado atrapalha a vida das pessoas. Gostei muito do que aprendi esse ano. Acho que devemos ajudar o nosso Rio Santo Antônio e também o planeta a ficarem menos poluídos”.
 
A coordenadora pedagógica afirmou que o objetivo do projeto S.O.S Rio do Ouro é conscientizar os alunos que são moradores do bairro, a preservá-lo e torná-los agentes multiplicadores de transformação no comportamento das pessoas que ali vivem. 

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário