CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quarta-feira, 13 de março de 2013

1 ano de Rede ManacÁ


Hoje 13 de Março é um dia muito especial, pois hoje o Blog Rede ManacÁ completa um ano de existência. O Blog foi criado a exatamente um ano com intuito principal de divulgar o máximo possível do nosso Litoral Norte mostrando que nossas cidades tem muito além do que apenas belas praias. São grandes eventos, música, teatro, estilo de vida, trabalho, acontecimentos, cultura e muitas outras coisas que fazem parte da vida de nosso povo litorâneo. Também algumas criticas são mostradas já que como em todo lugar não vivemos em um paraíso perfeito e que falta ainda muito para vivermos em um litoral totalmente seguro e que ofereça um produto de excelência a seus moradores e visitantes. 
Mas contudo o que pesa na balança, o blog tem como função principal captar o que há de melhor e o que vai acontecer de melhor para poder fazer a sua parte e deixar informado quem o visita. É um blog totalmente independente, sem fins lucrativos e políticos. 

A escolha do nome:

Para se criar um blog é preciso se escolher um nome primeiro. Esse nome tem que ter a ver com seu contexto. Como seria voltado ao Litoral paulista tinha que ser um nome que remetesse a alguma coisa que tivesse em comum as quatro cidades. Como sempre trabalhei em uma Unidade de Conservação, queria que esse nome tivesse a ver com um patrimônio natural muito importante: A Mata Atlântica. 
Os nomes eram os mais variados desde espécies de plantas, árvores até espécies de animais mais nenhum chamava a atenção. Foi então que comecei a prestar atenção em uma árvore que dava flores que iam do braco, passava pelo rosa e terminava no roxo. Seu nome: Manacá. 

Flor do Manacá
Foto: Diego Cardoso

 manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis) é uma árvore pioneira da Mata Atlântica brasileira, da Floresta Ombrófila densa. Ocorre quase exclusivamente em matas secundárias, onde chega a ser a espécie dominante. É encontrada também em restingas em todo o litoral de São Paulo, e na floresta ombrófila de sudeste do mesmo estado. 
O interessante é que a árvore floresce na mesma época da quaresma, por isso é muito confundida com a quaresmeira que também floresce nessa época e possui flores roxas. Apesar de muitos dizerem que são a mesma árvore, as duas são completamente diferentes uma da outra.

A escolha derivou da facilidade do nome e porque a árvore nasce geralmente quando por ação natural ou do homem a mata que chamamos de primária é retirada. O manacá é uma das primeiras a nascer e serve de "curativo" para terra e para que as outras árvores venham depois. Isso me chamou bastante a atenção pois remete a esperança e que de alguma forma a natureza se renova, assim como nós devemos sempre nos renovar.

O símbolo escolhido para representar a Rede ManacÁ é um círculo que representa a vida. Esse círculo está dividido em 5 partes desiguais. Essas cinco partes representam as cinco pétalas do manacá com suas cores roxo charo e roxo escuro. representa também nosso povo litorâneo que são diferentes uns dos outros. Apesar da diferença somos todos iguais e o círculo não está completo pois remete a capacidade de cada um de se renovar e com a união o tornamos completo.

Queria agradecer as 9.567 visitas nesse um ano e dizer que o blog continua com o intuito de levar cada vez mais informações para nossos moradores e também para os  visitantes do nosso belo litoral!


OBRIGADO!!
Rede ManacÁ
Valorizando nosso litoral
Por: Diego Cardos


Nenhum comentário:

Postar um comentário