CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sexta-feira, 8 de março de 2013

Muito esporte na festividade dos 377 anos de São Sebastião


SÃO SEBASTIÃO: Muitas atividades esportivas devem movimentar a cidade durante a festividade do 377º aniversário de emancipação político-administrativa de São Sebastião que tem sua programação prevista para começar hoje (8) com as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher.
Travessia aquática, downhill, beach tennis e slackline fazem parte das ações elaboradas pela Secretaria de Esportes que prevê atrair bom público às praias bem e outros locais da cidade.
Slackline
Abrindo a programação esportiva, acontecerá na manhã do dia 16 de março, a 1ª Copa Sebastianense de Slackline na Rua da Praia, no Centro Hsitórico, com previsão de início para as 9h, com as inscrições para as categorias Amador, Feminino e Profissional.
Neste mesmo horário, haverá aulas para os iniciantes com o acompanhamento de profissionais. As disputas, propriamente dito, começarão às 13h, com as meninas; às 15h, entrarão em cena os competidores amadores e na sequência, às 18h, os atletas profissionais. As finais serão disputadas no domingo (17) com a categoria Feminino às 9h, Amador às 10h e o  Profissional às 11h. A premiação será às 12h.
Para o evento, serão disponibilizadas seis fitas, das quais cinco permanecerão liberadas para o público vivenciar a sensação do esporte antes das competições.
Downhill
Também às 9h, acontecerá no morro do Pontal da Cruz, na região central da cidade, o Campeonato de Downhill, válido pela Etapa Paulista.
Serão premiados com troféus os cinco primeiros colocados de cada categoria, divididas em Elite Masculino (nascidos até 1993), Elite Feminino (nascidas até 1995), Juvenil (de 97 a 2000, Júnior (de 1994 a 1996), Sub-30 (de 1983 a 1993), Master A (de 1978 a 1982), Master B (de 1973 a 1977), Master C (de 1968 a 1972), Master D (de 1963 a 1967), Master E (1958-1962), Master F (1953-1957), Veterano (até 1952), Rígida Junior (de 1993 a 1998) e Rígida Sênior (nascidos até 1992).
Beach tênis
Na sequência, às 10h, a praia do Arrastão servirá de palco para o Torneio de Beach Tennis.
O beach tennis ou tênis de praia é um esporte que surgiu na Itália, na província de Ravena, na década de 80, chegando ao Brasil como esporte profissional em 2008. A prática pode ser individual ou em dupla e é jogada com raquete e bola padronizadas.
O jogo é disputado em uma quadra de areia com uma rede de 1,70 m de altura, com o objetivo de cada jogador devolver a bola recebida, sem tocar no chão e com apenas uma raquetada, para o campo adversário.
As partidas seguem a mesma contagem do tênis convencional. No desenvolver da partida, cada jogador saca um game inteiro. O saque difere do tênis, já que pode ser executado de qualquer lugar da quadra e, se raspar na fita e passar para o lado adversário continua-se o ponto.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia do evento, uma hora antes do início. O torneio prosseguirá no domingo.
Travessia aquática
No dia 24 de março, ainda como parte das festividades de aniversário, será realizada a 2ª Travessia Cambury – Ilha dos Gatos, na Costa Sul do município, com largada prevista para as 8h, de Cambury.
Em dezembro de 2012, a praia serviu de palco para a competição que teve por  objetivo a confraternização entre amigos e a integração do esporte com a natureza, no intuito de superar limites e novos desafios.
Organizada por Ricardo Oliveira, Gustavo Dohan e Roberto Ibrahin, com o apoio da prefeitura por meio da Secretaria de Esporte, a prova contou com tempo bom, sem vento e mar liso, condições perfeitas para os 30 participantes que concluíram atravessia aquática  de 7 km. Na ocasião, dez homens e duas mulheres, além de uma equipe de apoio com dez stand ups e oito caiaques, disputaram a prova que contou, ainda com  suporte da Marinha do Brasil, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros (Salvamar).
A exemplo do ano passado, a largada será em frente ao Hotel Spa Nau Royal, no canto direito da praia de Cambury, com destino a Ilhas dos Gatos, onde será montada uma estrutura para recepcionar os competidores.
De acordo com um dos organizadores, Ricardo Oliveira, a ideia nasceu de três amigos nadadores com o propósito de fazer treinos de natação de longa distância.
Neste ano, a prova será dividida em duas categorias: trajeto de 3,5 km para os atletas amadores que irão à Ilha dos Gatos de barco e terão de fazer apenas o trecho de volta; e o trajeto de 9 km, direcionada para os nadadores que realmente querem superar seus limites, com saída de Cambury, com volta na Ilha dos Gatos e retorno à mesma praia.
Fonte: Prefeituta de São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário