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domingo, 24 de março de 2013

Obra de contorno rodoviário do litoral vai desapropriar casas de 720 famílias



Foto: Renato Ferezim/G1
LITORAL NORTE: As obras do contorno viário das cidades de Caraguatatuba e São Sebastião devem ser iniciadas em maio, quando o governo do Estado também inicia o cadastramento dos residentes nas áreas onde será construída a rodovia. Segundo um levantamento preliminar, 720 famílias devem ser retiradas. O anúncio foi feito na última quinta-feira (21) pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), em visita ao canteiro de obras da rodovia dos Tamoios.
Ainda de acordo com o governo, cerca de 400 imóveis serão desapropriados. Os bairros mais afetados serão São Francisco e Topolândia, em São Sebastião. "Nós já temos a licença do contorno e a obra, que faz parte da expansão da Tamoios, começa já. Agora, para o final do ano, daremos início à obra no trecho de serra da Tamoios", disse o governador.

O contorno terá 37 quilômetros de extensão e as obras foram divididas em quatro lotes. As desapropriações devem ocorrer conforme o avanço das obras destes lotes. O lote 1 sai da Tamoios e segue em direção a Ubatuba, enquanto os lotes 2, 3 e 5 seguem até o Porto de São Sebastião. "Nós vamos começar a obra pelos túneis e pelo lote 2, que não implicam na retirada de pessoas ainda", diz Laurence Casagrande Lourenço, presidente da Dersa.


O lote 2 implica na desapropriação de parte da fazenda Serramar, em Caraguatatuba. Já o lote 3, atravessa áreas de bairros de São Sebastião e o lote 4 se refere a chegada à cidade, nas proximidades da refinaria da Petrobras.
O Estado garante que mesmo quem está em área de invasão não será prejudicado. "Quem não tem a posse da terra será reassentado. As famílias serão indenizadas pelas melhorias que fizeram no local. Elas poderão escolher entre receber em dinheiro ou uma casa de um programa habitacional", assegura Laurence.
O primeiro trecho do contorno, que interliga a Tamoios com praias de Caraguatatuba, deverá ser entregue em novembro de 2014. Já o trecho de serra, que segue sentido São Sebastião, deverá ficar pronto em março de 2017. A obra deve custar R$ 1,6 bilhão aos cofres públicos.
Com a implantação do contorno, a Dersa espera criar uma alternativa à Rio-Santos nos trechos entre Caraguatatuba e São Sebastião. O tráfego de caminhões que seguem para o Porto de São Sebastião deve ser concentrado no contorno, enquanto o tráfego urbano ficará na antiga rodovia
Trecho de serra
As obras no trecho de serra da rodovia dos Tamoios serão realizadas através de uma parceria público-privada (PPP) e poderão iniciar ainda este ano. O governador disse que nada foi decidido em relação a instalação de praças de pedágio no trecho. "Até maio devemos ter a licença prévia para a área de serra. A previsão é que o processo licitatório seja concluído em outubro. Isso acontecendo, as obras começam em novembro", assegurou o governador.
O trecho da Tamoios construído em área de serra deve ter o maior túnel rodoviário do país. Serão cinco túneis que juntos somam 13 km de extensão, sendo que quatro deles terão entre dois a três quilômetros de extensão. A maior passagem subterrânea de veículos do país ficará bem no meio da Serra do Mar - entre Paraibuna e Caraguatatuba.
Fonte: G1 Vale do Paraíba e região

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