CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sexta-feira, 22 de março de 2013

22 de Março: Dia Mundial da água


O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU(Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. No mesmo dia ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural. 

2013: O ano da Cooperação pela água

Este ano, 2013, foi declarado na Assembléia Geral da ONU como o Ano Internacional das Nações Unidas de Cooperação da Água. O objetivo deste Ano Internacional é aumentar a conscientização e o potencial para uma maior cooperação entre os países e povos, e alertar sobre os desafios da gestão da água em função do aumento da demanda por acesso à água, distribuição e serviços.
O Ano vai destacar a história de iniciativas de cooperação de sucesso em relação a água, bem como identificar problemas como a falta de educação, a diplomacia da água, a gestão de águas transfronteiriças, a cooperação de financiamentos nacionais e internacionais, quadros legais e as ligações com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

 Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário