CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

12 de outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida, dias das crianças e descobrimento da América

Foto: Canção Nova
O dia 12 de outubro marca 3 datas importantes. O dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, dia das crianças e dia do descobrimento da América por Cristóvão Colombo em 1492.

O feriado de 12 de outubro foi decretado em 1980 devido a devoção a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A imagem foi encontrada 1717 pelos pescadores Domingos Martins García, João Alves e Filipe Pedroso que  pescavam no rio Paraíba, na época chamado de rio Itaguaçu. Logo a devoção pela santa se espalhou e ganhou simpatia popular. Nossa senhora Aparecida foi encontrada em uma época em que a escravidão ainda dominava o Brasil. 

Por ser uma imagem representando a Virgem Maria de cor negra, sofreu certa rejeição pela sociedade ainda escravocrata.  Seus milagres alinhados a forte devoção pela santa tão parecida com o povo brasileiro cresceram e fizeram com que a imagem  fosse reconhecida em 1930  como padroeira do Brasil. 

É nesta época do ano (outubro) que a Basílica de Aparecida registra a presença de uma multidão incontável de fiéis, que na maioria das vezes vem para agradecer graças alcançadas - embora os chamados romeiros marquem presença notável durante todo ano. Para se ter idéia a basílica de Aparecida é o maior e mais visitado Santuário brasileiro e  também o maior Santuário do mundo de culto a Virgem Maria.

CULTURA
Rede ManacÁ
Valorizando Nosso Litoral!

Nenhum comentário:

Postar um comentário