CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Secretaria de Esportes de São Sebastião traz mestre karateca para ensinar o manuseio de antigas armas usadas em Okinawa, no Japão



Aula especial é aberta para atletas com graduação acima do 6º Kyu e para faixas brancas acima de dez anos
SÃO SEBASTIÃO: A Seesp (Secretaria de Esportes), de São Sebastião convidou o sensei 6º dan de karate e 7º dan de kobu-do, Hirokazu Shinzato, para ministrar uma aula especial de kobu-do.
O curso relâmpago acontecerá neste sábado 13, nas dependências do ginásio poliesportivo José de Souza Gringo, o Gringão, no Topovaradouro, região central da cidade, e é aberto aos karatecas com graduação de 6º Kyu (faixa amarela) em diante, ou faixas brancas acima de 10 anos.
A aula que tem por objetivo ensinar o manuseio de antigas armas usadas por moradores de Okinawa, no Japão, entre eles, bô (bastão) e nuchaku, ainda contará com a participação de outros mestres do karate, a exemplo dos senseis Maurici Aragão Tavares, 5º dan de karate e 4º dan de kobu-do;  Maurício Yamashiro 3º dan de karate e shodan de kobu-do e Orfeu de Souza, 7º dan karate e 4º kyu kobu-do, os quais ministrarão a aula introdutória ao kobu-do.
Segundo informações do sensei Marcos Fortes, professor da modalidade na escola municipal de karate-do e kobu-do Shinshukan, o evento é gratuito e terá início às 8h30. De acordo com ele, o sensei Hirokazu já havia manifestado no ano passado sua vontade em participar dessa iniciativa na cidade. “Estamos muito felizes e honrados com a presença do sensei Hirokazu que nos  havia dito sobre seu interesse em nos visitar e nos ajudar a implantar o kobu-do em nossa cidade, e no último Campeonato Brasileiro ele e o mestre Masahiro Shinzato me fizeram este convite”, lembrou.
Conforme declarou o professor da Seesp, os alunos estão muito empolgados com a ideia. “Estão ansiosos para ter contato com esta arte marcial que tem alcançado grande repercussão dentro e fora do Brasil”, acrescentou.
Segundo explicou Marcos Fortes, a atividade também faz parte da programação de comemoração do Karate Day, evento mundial que visa introduzir o karate-do nos próximos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016, comemorado no dia 7 de setembro.
Origem
O kobu-do de Okinawa que pode ser traduzido como  ko (koryu) –  antigo, bu (buguen) – arte marcial e do –caminho. Ou seja, ‘Caminho das Antigas Artes Marciais’ de Okinawa tendo por objetivo fortalecer as aptidões e qualidades físicas de seus praticantes, isto é, o corpo, o físico e a mente do karateca.
A modalidade é  utilizada apenas como esporte demonstrativo em campeonatos em apresentações de kata (formas de ataque e defesa), utilizando as principais armas como bô (bastão), nunchaku, sai, tonfa (tunqua) e a kama. “As restrições impostas aos camponeses de Okinawa, ilha principal do arquipélago conhecido como Ryukyu, atualmente parte integrante do Japão, proibiam seus moradores de carregarem armas, isso fez com que estes passassem a adaptar ferramentas agrícolas, criando um sistema marcial desenhado para que pudessem se defender de possíveis ataques”, explicou Fortes.
Inscrições
As inscrições serão feitas das 8h às 9h, mediante a doação de um brinquedo, os quais serão doados à instituição social de amparo à criança pela própria Secretaria de Esportes.
O curso, propriamente dito, terá início às 9h, com aulas de bô (bastão) até às 11h30. A aula será retomada às 14h com aulas de nunchaku, até à 16h30.
Serviço: Cada participante deverá levar seus instrumentos; o bastão poderá ser de bambu.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário