SÃO SEBASTIÃO: Cerca de 40 alunos e funcionários da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Caraguatatuba desfrutaram nesta quarta-feira 10, do programa Praia Acessível desenvolvido pela Secretaria de Esportes de São Sebastião em parceria com o Governo do Estado.
A programação, de acordo com a coordenadora da instituição, Elizabeth Aparecida dos Santos, teve por objetivo comemorar a Semana das Crianças com os alunos em clima descontraído aproveitando o complexo turístico do Balneário dos Trabalhadores instalado na Praia Grande, na região central da cidade. Segundo informou, esta já é a segunda vez que o grupo visita o local.
A terapeuta ocupacional da Apae, Marila Santana Cardim, explicou que a ideia foi integrar os alunos à atividades diferentes envolvendo esportes e lazer. “Eles ficam o ano inteiro esperando para vir passar o dia nesta praia”, salientou, acrescentando que, muitas vezes, as famílias não têm como levá-los ao mar.
Os alunos com deficiência física aproveitaram a ocasião para tomar banho de mar nas cadeiras anfíbias que possui rodas largas para evitar o afundamento na areia e dispõe de uma barra para auxiliar a movimentação na areia ou na entrada e saída da água.
A turma, de 9 anos a 60 anos, é formada por pessoas com várias síndromes, como deficiência mental, física, autista entre outras.
Os alunos estavam acompanhados por professores de Educação Física, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional e professores da Apae, além de alguns pais que também participaram do passeio. Um dos alunos, Romerson Antonio de Oliveira, 29, afirmou ter sido muito bom poder aproveitar o dia na praia. “Gosto muito de vir aqui; posso nadar e praticar exercícios na praia. Sempre esperamos ansiosos por este dia”, lembrou.
Após o almoço no Balneário dos Trabalhadores, o grupo retornou para Caraguá.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião
Nenhum comentário:
Postar um comentário