CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Cemitérios de São Sebastião estão preparados para as visitas de finados



Foto: Milton Fagundes
SÃO SEBASTIÃO: Os sete cemitérios de São Sebastião, todos eles com mais de 80 anos cada, devem receber entre 1.000 e 1.200 visitantes no feriado de Finados.
O município conta atualmente com um total de aproximadamente 2 mil túmulos e gavetas distribuídos entre os bairros de São Francisco e Centro, na região central da cidade; Toque-toque Grande, Maresias, Boiçucanga, Juquehy e Barra do Una, na Costa Sul.
Em celebração à data, a Igreja Matriz, situada no Centro Histórico, servirá de palco para uma missa especial a ser realizada às 9h; na sequência haverá uma procissão até o cemitério central, instalado entre a avenida Antônio Januário do Nascimento e a  Rua Pará, onde se encontra um jazigo que, nessa época do ano, é amplamente visitado por populares que dizem fazer pedidos e receber graças. Trata-se do túmulo de uma criança popularmente conhecida por ‘menino desconhecido’.
Manutenção
A manutenção dos cemitérios é feita pela Seadre (Secretaria das Administrações Regionais), que cuida dos jardins, varredura e pintura dos cemitérios. Porém, os familiares podem fazer a manutenção dos jazigos e gavetas com lavagem, pintura e restauração, exceto no Finados devido ao grande fluxo de visitantes.
Para a ocasião, a Sesau (Secretaria de Saúde) preparou um reforço nos trabalhos da equipe de combate à dengue com o objetivo de evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, em locais de possível contaminação nos cemitérios.
O Departamento de Vigilância Epidemiológica, por sua vez, por meio da equipe de educação da dengue (IEC), intensificará as ações em todos os cemitérios do município.
Os agentes farão a distribuição de panfletos educativos e darão orientações aos visitantes sobre a importância de manter os vasos e floreiras secos, pois com acúmulo de água, tornam-se potenciais criadouros, oferecendo perfeita condição para a proliferação de mosquitos.
Serviço: Os cemitérios estarão abertos das 7h às 18h, horário normal de visita, inclusive aos finais de semana. Para mais informações basta ligar para (12) 3891-2122 ou 3891-2088.

Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Um comentário: