CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Caraguá pode sediar Jogos Regionais pela 6ª vez em 10 anos

CARAGUATATUBA: A possibilidade de Caraguá receber os 58º Jogos Regionais do Interior de 2014 foi abordada na entrevista do secretário adjunto de Esportes, Luiz Carlos de Mello Cardim, ao programa “Falou Tá Gravado”, da rádio Integração FM, na segunda-feira (21). O Governo Municipal manifestou em uma carta de intenção ao Governo do Estado de São Paulo interesse em sediar a competição pela 6ª vez. A primeira edição do evento no município foi realizada há nove anos.  

Caraguá despontou no cenário esportivo do Litoral Norte, Vale do Paraíba e parte da grande São Paulo por ter recebido os Jogos Regionais de 2004, 2005, 2008, 2012 e 2013, em função da infraestrutura composta por cinco piscinas, 10 ginásios de esportes, quatro quadras de tênis e 11 campos de futebol, além de via adequada para provas de ciclismo de grande porte, pista de bicicross, arena de vôlei de praia e beach soccer, rampa de voo livre, ciclovias, calçadão e as praias para os esportes náuticos.

O secretário adjunto de Esportes disse que algumas cidades evitam assumir um compromisso do porte dos Jogos Regionais. “Caraguá vai atrás de eventos para aquecer o comércio local. Além disso, tem município que não investe na área esportiva e nós estamos preparados para receber os Regionais pela sexta vez”, afirmou.  

Durante a entrevista o secretário adjunto falou do trabalho de renovação desenvolvido nas categorias de Base no futebol. “O goleiro do Sub-13 dos Santos F.C., Paulo Mazoti, foi revelado em Caraguá nas escolinhas”, disse. Segundo Cardim, o trabalho de formação de novos talentos esportivos também é feito com outras modalidades. “A equipe de basquete que defende o município foi formada pelo professor Dado (falecido em 2008)”, recorda.

Os outros assuntos debatidos na entrevista estavam relacionados aos campeonatos do futebol amador, curso de arbitragem, manutenção dos campos e à realização de um torneio internacional de futebol em Caraguá, no mês de dezembro.

Raio X

Anualmente, são promovidos 42 eventos esportivos que reúnem por volta de 40 mil participantes. A secretaria de Esportes e Recreação oferece gratuitamente aulas de alongamento, atletismo, basquete, boxe, caminhada, capoeira, futsal, futebol, ginástica aeróbica, ginástica localizada, ginástica para 3ª Idade, ginástica rítmica, hapkido, hidroginástica, jiu jitsu, judô, karatê, musculação, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei adaptado, voleibol e xadrez. Cerca de 14,1 mil pessoas de diversas faixas etárias praticam as modalidades. Desse total, 3.405 mil têm entre 5 e 17 anos de idade (segmento educacional). Mil e duzentos atletas integram o segmento de rendimento (competição) e 9, 5 mil alunos compõem o segmento de participação. O setor possui 86 profissionais de Educação Física.

Entre os projetos destinados à área esportiva estão o Fundo de Incentivo ao Desporto Amador (FIDA), Programa Sesi-SP Atleta do Futuro, Programa de Apoio e Incentivo ao Esporte Paralímpico (Paiep), Escolinhas de Esportes e o Projeto Gibi (Grupo de Iniciação ao Basquetebol Infantil). O município investe na política educacional e esportiva também com os CIDE’s (Centros Integrados de Desenvolvimento Educacionais).
A secretaria de Esportes fica na Avenida José Herculano, 50 – Jardim Britânia.  Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3885-2200.  

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário