CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Trilha noturna no PESM encanta professores e alunos da rede pública

Grupo formado por professores de Ciências e Geografia visita o PESM - Núcleo Caraguatatuba. Foto: divulgação
Grupo formado por professores de Ciências e Geografia visita o PESM – Núcleo Caraguatatuba. Foto: Divulgação
CARAGUATATUBA: Caminhar por uma trilha em meio à Mata Atlântica já é algo considerado uma aventura para muitas pessoas. Agora imagine uma caminhada pela floresta à noite. A audição fica mais aguçada e os sons da floresta se tornam mais claros: o sopro do vento nas árvores, o som dos rios e dos animais. Esta é uma experiência que professores e alunos da rede pública de ensino têm vivido na Trilha do Jequitibá, no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba.
Cerca de 25 professores de Ciências e Geografia do Ensino Fundamental I e II de Caraguatatuba viveram essa experiência em uma capacitação que tinha como tema norteador “A Água e as Bacias Hidrográficas da Região” e se encantaram com a qualidade das informações passadas durante a trilha noturna, que é um dos diferenciais desta unidade de conservação.
Os docentes foram recebidos no Centro de Visitantes do Núcleo Caraguatatuba e assistiram uma palestra sobre a importância do parque para a preservação dos recursos hídricos e sobre os rios que banham a região. Depois da palestra, o grupo partiu para a Trilha Noturna, uma experiência nova para todos, segundo o professor Luiz Alfredo de Paula, que presta apoio pedagógico na área de Ciências, para a Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba.
Oportunidade única
“Ficamos encantados, porque geralmente, o ato de observar está associado a enxergar, mas nesta situação, somos levados a perceber os aromas, os barulhos, a própria vida noturna, as estrelas, tudo isso ganha um contexto diferente, impressionante. Esta é uma oportunidade única, que nenhuma universidade proporciona. Isso, sem dúvida, enriquece a bagagem do professor, que poderá passar aos alunos a importância de algo que acontece diariamente, ao anoitecer, mas passa despercebida pela maioria das pessoas”.
De acordo com o gestor da unidade, Miguel Nema, o encantamento das pessoas que visitam o Núcleo Caraguá do PESM demonstra que o trabalho de conscientização está trazendo resultados positivos. “Acredito que estamos no caminho certo, em direção à educação ambiental de qualidade. Quanto mais as pessoas conhecem e amam a natureza, mais elas se identificam com o meio ambiente e o preservam. Nosso objetivo maior é a plena conservação da Mata Atlântica e seus ecossistemas”.
Sobre a trilha e outros atrativos
São quase duas horas de trilha, em que os visitantes podem conhecer e acompanhar os hábitos noturnos dos animais, principalmente dos pássaros. Também são contadas lendas e informações sobre os animais e seus hábitos, a história do Parque e instruções sobre responsabilidade ambiental. Durante o dia, a Trilha do Jequitibá, com pouco mais de 1 km, é fácil de ser percorrida.
Além da caminhada noturna, que pode ser feita das 19h às 21h, o Parque oferece três trilhas: Trilha do Jequitibá, do Poção e dos Tropeiros. A cada passeio, o visitante vai encontrar muitas espécies de árvores centenárias, observar pássaros e entender um pouco como todos os elementos da floresta são importantes para a sobrevivência do conjunto.
Serviço
Para visitação, as inscrições devem ser feitas antecipadamente, diretamente no Parque Estadual da Serra do Mar/Núcleo Caraguatatuba, ou pelo fone (12) 3882-5999, das 8h às 17h. É obrigatório o uso de calças compridas e tênis fechado, lanterna e boné ou chapéu. Endereço: Rua do Horto Florestal nº 1200, Rio do Ouro.
Fonte: Assessoria de Comunicação Fundação Florestal

Nenhum comentário:

Postar um comentário