CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Passeio ecológico, plantio de mudas e limpeza do rio marcam inauguração da APA Baleia Sahy


Vera Mariano e Ricardo Faustino | PMSS
SÃO SEBASTIÃO: Aproximadamente 200 pessoas entre moradores, estudantes e veranistas compareceram na inauguração da Àrea de Proteção Ambiental - APA Baleia-Sahy, ocorrida no último sábado (19) em Barra do Sahy, na Costa Sul de São Sebastião. O evento foi marcado pela realização de passeio ecológico com caiaques, stand-up e embarcações, plantio de mudas e limpeza do rio Sahy. 
Os secretários de Meio Ambiente, Eduardo Hipólito, de Educação, Ângela Couto, e de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, prestigiaram a ação. 
Hipólito que também é presidente do Conselho Gestor da APA considerou o evento um grande sucesso superando todas as expectativas como a mobilização e o comparecimento maciço da comunidade. A próxima ação, segundo o secretário é a montagem do cardápio ecoturístico já para o verão. “Isso vai possibilitar que a comunidade já trabalhe com esta atividade  gerando emprego e renda”, destacou.
Quem também participou foi a presidente do Instituto Verdescola e apoiadora do projeto, Maria Antônia Civita. Para ela, a área de proteção ambiental é uma grande conquista do Litoral Norte paulista. “Tivemos o apoio de toda a comunidade e sociedade civil organizada, desde os caiçaras e a Prefeitura. O envolvimento de todos por um meta com o objetivo de salvaguardar os rios, mangues e animais é um exemplo a ser seguido por outras praias. O evento foi lindo e chocante”, avalia. 
A advogada Fernanda Carbonelli, uma das idealizadoras da APA, também espera que a iniciativa possa se proliferar para outros lugares. “Seria muito bacana cada um fazer a sua parte e não deixar a responsabilidade somente ao poder público. O evento mostrou que a união da sociedade com o apoio da Prefeitura pode resultar em grandes conquistas”, destaca. A participação dos moradores da Vila Sahy, onde está localizado o Instituto Verescola, foi elogiada pela advogada. “Acredito que conseguiremos formar educadores e gestores ambientais trazendo a comunidade para perto de projeto”, completa Fernanda.
Sustentável
De acordo com o engenheiro agrônomo André Motta Waetge, a intenção da APA é associar a preservação ambiental com o desenvolvimento sustentável, através do ecoturismo e da educação ambiental, beneficiando a comunidade caiçara local. “São Sebastião deu um salto à frente dos outros municípios do Litoral Norte paulista. Existem muitos outros ecossistemas que podem e devem ser transformados em APA”, frisa. 
O grupo, que contou com a participação de 20 alunos da Escola Municipal Edileuza Brasil Soares de Souza, localizada em Maresias, também na região sul do município,  percorreu o rio Sahy acima para conhecê-lo e visualizar as espécies vegetais e animais existentes na área. Em um local estratégico, onde o Rio Negro – que tem esse nome porque apresenta coloração escura após atravessar todo o caxetal situado nos fundos da praia da Baleia – encontra-se com o Rio Sahy, de coloração bem mais clara, houve o plantio de mudas de ingá e guanandi.   
Segundo a professora Denise Jorge dos Santos, a atividade fez parte do conteúdo programático. “Finalizamos ele fazendo a vivência na área”, conta Denise. Ela revela que apenas dois estudantes conheciam o mangue. “A criação da APA é uma imensa conquista porque muitas pessas, inclusive estudantes, terão oportunidade de realizar visitas monitoradas para conhecer esse ecossistema que é um tesouro ambiental e fundamental ao meio ambiente. Precisamos de progresso, mas ele deve ser atrelado a preservação”, enfatiza a professora.
 Interessante
Para o aluno Denilson Gonçalves de Jesus Almeida, 12, que não conhecia o lugar, o evento foi bem divertido e diferente. “Achei a iniciativa bem bacana. O rio é bem bonito, assim como as árvores e o mangue. A natureza é muito interessante e sem ela não sobreviveríamos. Eu costumo agir para preservar o meio ambiente e falo para os meus amigos fazerem o mesmo”, declara o adolescente, que adorou remar de caiaque. “Nunca tinha andado”, acrescenta. “Eu também não conhecia o lugar e gostei do passeio. É uma área muito bonita que deve ser preservada. Isso é importante para todos nós”, completa a estudante Vitória Santos Madureira, também de 12 anos. 
Após retornar ao local de partida, os participantes recolheram e trouxeram vários objetos (lixo) descartados na área. A Defesa Civil já havia trabalhado durante a semana que atencedeu o evento para desobstruir o leito do rio devido a grande quantidade de galhos e troncos caídos e que atrapalhavam a navegação. A equipe aproveitou e retirou outros resíduos na localidade.
 Antes do passeio, todos os participantes prestigiaram a roda de capoeira dos alunos do projeto Mareginga, realizado em Maresias.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário