CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

terça-feira, 22 de outubro de 2013

1º Encontro Municipal de Adolescentes Multiplicadores de Caraguatatuba esclarece temas da adolescência

CARAGUATATUBA: Cerca de 100 adolescentes participaram do 1º Encontro Municipal de Adolescentes Multiplicadores de Caraguatatuba (EMAMC) na Emef Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, no bairro Tinga. Foi um dia para trocar experiências e fazer novos amigos.

O encontro iniciou com a apresentação do grupo Adolescentes Multiplicadores de Caraguatatuba (AMC), que explicou como foi a sua formação e história. A adolescente multiplicadora Adrielle Ferraz dos Santos, 16 anos, disse que participar do grupo permite não só adquirir conhecimentos, mas também poder repassá-los aos amigos. “Fico muito feliz, quando sei que mudei algo na vida das pessoas com a minha informação”, explicou.

O evento reuniu jovens de todo o município que participaram de dinâmicas em grupo e roda de conversa sobre os males das drogas lícitas e ilícitas. Também abordaram como prevenir a gravidez e as doenças sexualmente transmissíveis. Para finalizar os debates, os adolescentes conheceram seus direitos e deveres, preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A coordenadora do projeto, Mariana Estella Cestari Lese, afirmou que todos os debates foram realizados pelos Adolescentes Multiplicadores. Segundo ela, muitas vezes o jovem não tem esse tipo de conversa em casa, e que nos encontros ele pode conversar e tirar dúvidas com alguém da sua idade, só que já preparado.

“Mais do que multiplicador, o AMC nos ensina a ter consciência da nossa função na sociedade, por meio dos nossos direitos e deveres, explicou a jovem Ana Paula dos Santos Silva, 18 anos. A adolescente Natalia Ribeiro da Conceição, de 17 anos de idade, disse que o projeto provocou mudanças nela. “Hoje tenho mais responsabilidades, finalizou.
Ao final dos debates, foram escolhidos dois adolescentes de cada grupo para explicar os temas abordados. Também foram feitas mais de 20 inscrições para novos membros, que serão apresentados no próximo sábado (26).

A jovem Karina da Silva de Souza, de 16 anos de idade, soube do encontro por uma rádio local e resolveu participar. “Tive muita curiosidade em saber o que era e também por se tratar de assuntos da adolescência. Vou entrar para o grupo, principalmente para conhecer mais sobre o ECA”, explicou a nova integrante do AMC.

História – O AMC foi formado em 2011 pela ONG Grupo de Adolescentes Multiplicadores em Rede de São José dos Campos, que tem a proposta de discutir e compartilhar os mais variados assuntos com os jovens das comunidades onde vivem. A principal proposta é incentivar os adolescentes a serem os protagonistas da própria realidade.

O grupo participa aos sábados de capacitações e atividades socioeducativas orientadas pelos técnicos da secretaria de Assistência Social, que abordam temas sobre adolescência, sexo, trabalho, família, responsabilidades, entre outros. Participam adolescentes de 15 a 18 anos de idade.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário