CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Núcleo Caraguatatuba do PESM realiza Semana da Criança, de 8 a 11 de outubro

Foto: Divulgação PESM - Núcleo Caraguá
CARAGUATATUBA: O Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar (PESM) está preparando uma programação especial para comemorar a Semana das Crianças. De 8 a 11 de outubro, serão realizadas atividades lúdicas que promovem a conscientização ambiental da criançada.
Entre as atividades, serão realizadas Gincanas com o tema “Coleta de Resíduos Sólidos Recicláveis”, jogos de identificação das espécies da fauna local e plantio de mudas nativas. O objetivo é conscientizar os alunos da rede municipal e estadual, bem como a comunidade do entorno do parque, sobre a importância da preservação da Mata Atlântica.
Sempre das 8h às 17h, as brincadeiras acontecerão com os grupos de estudantes das escolas municipais que visitarem o parque durante a semana, incluindo a Escola Municipal Ferreira Louzada, que fica no entorno do Parque, no Bairro Rio do Ouro.
Sobre o Parque
O Núcleo Caraguatatuba do PESM guarda aproximadamente 50 mil hectares dos últimos 7% de Mata Atlântica remanescente, incluindo exuberantes paisagens, como os mananciais da Represa Paraibuna, os cenários vistos a partir da Rodovia dos Tamoios e da Estrada do Rio Pardo, além de matas de encosta, rios e cachoeiras.
Este patrimônio natural garante à população a continuidade e a qualidade dos recursos hídricos, o equilíbrio do clima, a proteção das encostas contra deslizamentos, além da incrível experiência do contato com a natureza, por meio de suas trilhas e outros atrativos.
Seu relevo montanhoso agrupa diversas formações vegetais em harmonia com suas belíssimas cachoeiras e a visão panorâmica que se tem do mar do alto de suas escarpas. Pela facilidade de acesso pelas estradas e pela represa, toda esta riqueza vem sendo ameaçada pela caça, desmatamento, especulação imobiliária e exploração clandestina de produtos florestais, como bromélias, orquídeas, xaxins e palmito-juçara, o maior alvo.
Serviço
Para visitação, as inscrições devem ser feitas antecipadamente, diretamente no Núcleo Caraguatatuba, ou pelo fone (12) 3882-5999, das 8h às 17h. É obrigatório o uso de calças compridas e tênis fechado e boné ou chapéu. Endereço: Rua do Horto Florestal Nº 1200, Rio do Ouro. Para mais informações escreva para: pesm.caragua@fflorestal.sp.gov.br ou acesse: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-caraguatatuba/ 
Fonte: Assessoria de Comunicação - Fundação Florestal

Nenhum comentário:

Postar um comentário