CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sábado, 13 de abril de 2013

Conheça Nosso Litoral: Projeto Tamar

Foto: Divulgação Projeto Tamar
O Projeto foi Inaugurado em 1991 fica 262 km da capital e é a única base do Tamar  localizada em área urbana. Foi a primeira base instalada pelo Tamar em área de alimentação no litoral brasileiro. Como tradicional e antigo porto do litoral paulista, conta com uma frota pesqueira significativa. Há, por isso mesmo, elevada incidência de capturas incidentais na pesca, especialmente nas pescarias artesanais costeiras. As tartarugas verdes (Chelonia mydas) ficam presas principalmente nos cercos flutuantes, arte de pesca tradicional na região que mantém redes fixas próximas aos costões rochosos, locais de pastoreio desta espécie. 

Foto: Divulgação Projeto Tamar
Capturas de tartarugas cabeçudas (Caretta caretta) e de pente (Eretmochelys imbricata) também já foram registradas em redes de arrasto de camarão. Já das redes de deriva, usadas em alto mar para pesca do cação, resultaram alguns registros de captura da tartaruga de couro (Dermochelys coriacea). Entretanto esta pesca não é mais praticada no município.
A base faz o monitoramento da captura incidental de tartarugas marinhas nas redes de emalhe e nos cercos flutuantes. Equipes do Projeto atendem os chamados dos pescadores para marcar e soltar os animais capturados, além de ensinar as técnicas para reanimar as tartarugas que estejam afogadas– presas na rede, não conseguem subir à superfície para respirar.
Com a ajuda dos pescadores, comunidade e turistas, as tartarugas doentes, feridas e debilitadas que precisam de cuidados especiais são encaminhadas ao Centro de Reabilitação da base de Ubatuba, onde são tratadas, recuperadas e liberadas de volta ao mar.
Como Visitar?
Foto: Divulgação Projeto Tamar

Endereço: Rua Athanazio da Silva, 273, Jd. Paula Nobre - CEP 11.680-000 - 
Telefax (12) 3832-6202/7014 
E-mail tamaruba@tamar.org.br
* Dados retirados do Site Projeto Tamar
TURISMO
Rede ManacÁ
Valorizando nosso litoral
Por: Diego Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário