CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sexta-feira, 5 de abril de 2013

São Sebastião está em alerta máximo contra dengue


SÃO SEBASTIÃO: São Sebastião, assim como outras cidades do litoral paulista, está em alerta máximo no controle da dengue, a fim de evitar uma epidemia da doença. De janeiro a março foram notificadas 1623 pessoas com suspeita de dengue, das quais 212 foram confirmadas e 43 aguardam o resultado. Os casos autóctones fecham em 166 casos.
O Ministério da Saúde considera epidemia quando são constatados 300 casos da doença em cada grupo de 100 mil habitantes. São Sebastião, com aproximadamente 77 mil habitantes, requer um número menor de contágio para decretar a epidemia.
A Secretaria de Saúde está intensificando as ações de rotina, em toda a extensão do município e foram contratados 20 novos agentes de controle de endemia. Neste momento, é fundamental que a população se conscientize da importância de sua participação nesta luta contra o mosquito transmissor da doença.
De acordo com Marcia Saavedra, chefe da vigilância epidemiológica, uma epidemia de dengue significa que há grande quantidade do mosquito na cidade e a tendência é aumentar o número de casos. Além disso, há mais riscos de transmissão de dengue hemorrágica e óbito em decorrência de casos mais graves da doença.
“Nós temos a quantidade de profissionais suficientes, os recursos e equipamentos necessários para realizarmos o combate à doença, mas se a população não colaborar, não conseguiremos ter êxito nessa batalha”, destacouSaavedra.
Para Márcia, trata-se de uma questão de conscientização ambiental. “É preciso agir rotineiramente eliminando o lixo e o entulho, porque às vezes a prefeitura limpa hoje e quando volta ao mesmo local na próxima semana, encontra tudo igual e com novos criadouros do mosquito”, explica.
De acordo com a coordenadora do programa municipal de controle e combate a dengue, Denise Aparecida Leopoldino, o trabalho básico continua a todo vapor, como a telagem de caixa d’água, atividade de bloqueio, casa a casa para eliminar criadouros e nebulização.
Serviço: A Casa da Dengue Santos fica na Rua Domingos Tavolaro, nº 06, no Centro da cidade, próxima à Sesau. Informações: (12) 3891-3423. (VB)
Fonte: Prefeitura de São Sebastião


Nenhum comentário:

Postar um comentário