CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sábado, 6 de abril de 2013

Praça 16 de março passa por pesquisa arqueológica no complexo turístico da Rua da Praia em São Sebastião

 
SÃO SEBASTIÃO: Parte das obras de revitalização do complexo turístico da Rua da Praia, em São Sebastião, está temporariamente paralisada por conta da realização de uma pesquisa arqueológica na Praça 16 de Março, no Centro Histórico da cidade. No local, foram encontrados diversos artefatos do século XIX, o que poderá caracterizar um sítio arqueológico.
 
A empresa Volpp Construtora e Transportes, contratada pela Prefeitura para realizar as obras de revitalização, contratou a empresa Gestão Arqueológica Consultoria em Patrimônio Cultural Ltda para fazer o trabalho de pesquisa arqueológica no local.
 
A diretora de Patrimônio Histórico Cultural, a historiadora Rosângela Dias da Ressurreição, da secretaria municipal de Cultura e Turismo, explicou que a área está dentro do perímetro estabelecido pela Lei 1840/2007, que criou o Programa de Revitalização do Centro Histórico.
 
A primeira etapa dos trabalhos de levantamento arqueológico, segundo o arqueólogo Plácido Cali, da empresa Gestão Arqueológica, teve início em 18 de fevereiro e terminou em 1º de março.
 
Cali explicou que a área em questão possui alto potencial arqueológico, e por isso, deve ser estudada para assegurar que nenhum patrimônio seja destruído. Ainda segundo o arqueólogo, foi elaborado o Programa de Prospecção e Gestão do Patrimônio Arqueológico do Projeto de Revitalização da Praça 16 de Março,  aprovado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que autorizou a sua execução.
 
Ele afirmou ainda que, nesta primeira etapa, foram encontrados diversos artefatos do século XIX e algumas estruturas no subsolo. Em seguida, também foram realizados o estudo e curadoria das peças arqueológicas coletadas.
 
Acervo arqueológico  
 
Foram encontrados no local alguns objetos de uso doméstico do século XIX, como louças e porcelanas, a maioria de origem inglesa, além de algumas garrafas de vidro de bebidas, remédios, perfumes e vidros de janelas.

Dos produtos importados foram encontrados, ainda, uma cerâmica vitrificada e garrafas de Grés da Holanda, datado do século XVIII. Também foram achadas peças de cerâmica neobrasileira, telhas, ossos e metal. Além disso,  foram localizadas duas ruínas de casas feitas de pau a pique e algumas estruturas de pedra para sustentar os canhões.

O objetivo do levantamento, segundo o arqueólogo, é identificar o sítio arqueológico para que seja feito o resgate desta área. “Nossa intenção é incorporar os objetos encontrados no local para que, futuramente, possam ser expostos à visitação pública”, comentou. 

O trabalho contou com uma exposição de banners, fixados em frente ao canteiro de obras da Praça 16 de Março.

Cali esclareceu que um relatório sobre os trabalhos da pesquisa já foi encaminhado ao Iphan e, atualmente, está em fase de análise pelo Instituto que irá determinar as medidas necessárias no local.

Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário